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Alunos de Agronomia visitam o Parque Estadual do Lajeado

O intuito da visita foi conhecer a dinâmica do viveiro de plantas nativas do Cerrado mantido no Parque e aprofundar o conhecimento sobre técnicas de produção e plantio de mudas em campo

Os acadêmicos do 8º período do curso de Agronomia do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) visitaram, nessa terça-feira, 27, o Parque Estadual do Lajeado (PEL), gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A visita fez parte da disciplina de Silvicultura, ministrada pela professora Cheila Naves, e teve como objetivo conhecer a dinâmica do viveiro de plantas nativas do Cerrado mantido no Parque e aprofundar o conhecimento sobre técnicas de produção e plantio de mudas em campo.

Os alunos foram recepcionados pelo supervisor do PEL, Lyon Cardoso, e pelo técnico responsável pelo viveiro, Ricardo Haidar, do Instituto Perene. Durante a visita, eles puderam conhecer as práticas de conservação do Parque, os projetos de restauração da vegetação e aprenderam sobre as técnicas de produção, plantio e manutenção de viveiro de espécies nativas.

A equipe apresentou detalhadamente o processo de produção das mudas, incluindo técnicas de manejo e cuidados essenciais. “Os alunos tiveram a oportunidade de observar as mudas em diferentes estágios de desenvolvimento, desde a germinação até o momento do plantio”, explicou o supervisor do Parque, Lyon Cardoso.

Os acadêmicos também tiveram uma experiência prática sobre as etapas envolvidas no plantio. “Eles acompanharam todo o processo, desde a semeadura até a acomodação das mudas no solo. E ainda, puderam conhecer de perto como a preparação adequada do solo é fundamental para o sucesso do plantio”, disse o supervisor.

Lyon Cardoso destacou a importância das Unidades de Conservação (UCs) como espaços de aprendizado e preservação da biodiversidade e avaliou positivamente a visita. “Os alunos saíram inspirados e com uma compreensão mais profunda sobre o papel da silvicultura na sustentabilidade do meio ambiente”, frisou.

A professora Cheila Naves enfatizou que a experiência foi enriquecedora e expressou sua gratidão pela recepção e contribuição do Parque no processo de aprendizagem dos alunos. Ela ressaltou que essa parceria tem sido fundamental por proporcionar uma prática significativa aos acadêmicos.

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