Os alunos do ensino fundamental de ensino fundamental nas turmas de segundo e quinto ano da Rede Municipal de Ensino de Tocantínia, participaram nesta quarta-feira, da prova do SAETO – Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins.
Nas unidades escolares, os alunos foram recepcionados com uma calorosa recepção que teve até tapete vermelho e um reforçado café da manhã.
Sobre o SAETO
Esse sistema foi criado para avaliar a qualidade de ensino e aprendizagem na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, promovendo a modernização da gestão e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, com vistas à melhoria dos indicadores educacionais do Estado do Tocantins.
O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Goveia, explica que que o SAETO é uma ferramenta estratégica criada para avaliar o desempenho dos educandos nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação ocorre em três momentos distintos: a Avaliação Diagnóstica/Entrada, que mapeia a situação inicial dos estudantes; a Avaliação Processual, que monitora o progresso da aprendizagem no meio do ano; e a Avaliação Final/Saída, que avalia o quanto os alunos evoluíram ao longo do ano letivo.
“Os resultados do SAETO em Tocantínia servirão de base para implementar ações direcionadas a corrigir as dificuldades identificadas, garantindo que os alunos estejam preparados para os desafios acadêmicos subsequentes”, destacou o secretário André Goveia.
Além da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, participaram do SAETO, os alunos da Escola Municipal Constantino Pedro de Castro, na zona urbana, e os alunos da Escola Municipal. Ana Alves de Brito, no Povoado de Palminha, e da Escola Municipal Benvindo Souza Luz, no Assentamento Água Fria II.