Começa nesta terça-feira (9) a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2017. Serão cinco dias de exposições de animais, palestras e novidades em máquinas e equipamentos agrícolas. São esperadas 100 mil pessoas e a expectativa da organização é movimentar R$ 600 milhões em negócios. A entrada é de graça.
Os produtores já chegaram para preparar os animais para exposição. Alguns vieram de oturos estados, como o Ceará. Outros, como o produtor Carmélio Alcantara trouxe carneiros da propriedade que fica em Dueré, sul do estado. O criador considera a feira uma oportunidade para fechar negócios.
“Há vários anos que a gente expõe aqui, é a nossa vitrine, principalmente para mim que moro no estado, mesmo que a gente não faça bons negócios aqui, o pessoal quando quer alguma coisa, sabe onde tem”.
Nesse ano o tamanho da feira foi ampliado. A área do estacionamento para visitantes está mais organizada. Com o tema: ‘Água Sustentabilidade da Vida’, a discussão em palestras será sobre a preocupação com o futuro da agricultura brasileira. Entre as novidades está a exposição de uma casa sustentável construída para mostrar que é possível alinhar economia a proteção ambiental.
O modelo da casa sustentável tem a estrutura feita com madeira de eucaliptos que foram retirados de uma área reflorestada. A água é reaproveitada da chuva e a energia tem como fonte principal o sol.
“A cada seis placas instaladas no imóvel, traz uma economia de R$ 180 por mês na conta de energia. Em Palmas tem uma lei que traz o benefício no IPTU. E no Tocantins tem um sol para cada um”, brincou o engenheiro Danilo Brentini.