Agricultura Familiar ganha mil mudas de mandioca por meio da parceria entre Prefeitura de Gurupi e empresa incubada da UnirG

logo

Conecte conosco

Agricultura Familiar ganha mil mudas de mandioca por meio da parceria entre Prefeitura de Gurupi e empresa incubada da UnirG

Com intuito de impulsionar a produção local de mandioca, a Prefeitura Municipal de Gurupi, em parceria com a empresa Nova Planta que faz parte do projeto de incubadoras da Universidade de Gurupi (UnirG), foi realizada na manhã de hoje, 18, a distribuição de mil mudas para produtores da Agricultura Familiar, da região do Assentamento Vale Verde.

As mudas são da mandioca Cacau Melhorada, uma variedade nova desenvolvida pela Embrapa, e foram conseguidas por meio de uma nova modalidade de plantio que envolve transferência de tecnologia e conhecimento gerados pela empresa incubadora. As plantas têm um material genético de alta produtividade e com produção em um espaço de tempo muito mais curto.

Segundo a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, além de todas as vantagens, os Agricultores Familiares ainda poderão agregar valor aos produtos e contar com assistência técnica e acompanhamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

“Esta tecnologia que está sendo aplicada aqui, com esta nova modalidade de plantio vai servir de base para nossos produtores. E assim pretendemos melhorar a produção da mandioca, para melhor abastecer o nosso mercado que só cresce. Nosso mercado está precisando de mandioca de mesa e essas mudas são justamente desta modalidade. Este incentivo ajudará a abastecer o nosso mercado, a merenda escolar, os programas da Assistência Social e com isso gerar empregos e rendas, melhorando a vida desses produtores”, explicou a prefeita.

“Nós vamos inovando e procurando melhorar a produção da nossa mandioca. Isso pra trazer mais sabor, mais paladar, mais maciez e assim fica melhor para nós trabalharmos e vendermos ela. Essa variedade inclusive é a que caiu nas graças do pessoal de Gurupi. Estou muito satisfeito em receber hoje, estas novas mudas,” disse Aquiles do Nascimento Nogueira, produtor da região do Assentamento Vale Verde que hoje comercializa a raiz para vários supermercados e comércios da cidade.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, explica que o plantio por este novo sistema terá muito mais eficácia, do que pelo modo convencional. “Precisamos de agilidade para atender os comerciantes locais. Por isso, chamamos quatro dos maiores produtores familiares da nossa zona rural para serem beneficiados com estas mil mudas. Mas lembrando que ao todo, eles receberão mais de cinco mil até o mês de novembro”, ressaltou ele.

“Para nossa empresa é um prazer estar participando deste projeto e desenvolvendo as mudas para agricultura familiar. É um investimento que temos muita satisfação.  Nossa empresa, inclusive foi aberta justamente com este propósito, de estar contribuindo com o desenvolvimento das cidades da região norte do país, com destaque para Gurupi que faz parte disso. Estamos muito contentes com a parceria e esperamos expandir mais ações com esta, frisou Rodrigo Cordeiro, sócio da empresa Nova Planta que é uma das empresas que fazem parte do projeto de incubadoras da UnirG, responsável pelo desenvolvimento das mudas entregues.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA