Agentes de Execução Penal do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO) participaram de treinamentos operacionais durante 90 dias junto a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (Ftip), no Distrito Federal, e executaram Intervenção Penitenciária em unidade penal do Estado de Roraima.
Após 90 dias, cinco Agentes de Execução Penal, servidores efetivos da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), retornaram de uma missão proposta pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) junto a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP). Os agentes foram enviados para o Ministério da Justiça, em Brasília, no dia 02 de fevereiro deste ano e recepcionados nesta semana pelo secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis.
Esse é o primeiro grupo de agentes de execução penal do Tocantins que é convidado para a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para garantir o alinhamento dos procedimentos de adentramento e intervenção em unidades prisionais. O FTIP é formado por agentes penitenciários federais, estaduais e do Distrito Federal, nos moldes da Força Nacional de Segurança Pública.
Para o superintende do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins, Orleanes de Sousa Alves, a parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) fortalece os procedimentos de segurança penitenciários do Tocantins. “Os servidores que foram para essa missão, receberam capacitação do Depen e agora possuem qualificação para participarem de qualquer operação nacional. Eles também vão contribuir para o trabalho operacional de outros servidores aqui do Estado”, disse.
Após o treinamento operacional, em Brasília, os agentes foram enviados para intervenção na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior unidade prisional do estado de Roraima, localizada na zona rural da capital Boa Vista. O grupo retornou ao Tocantins na quarta-feira, 08.
Os cinco agentes que participaram da missão foram homenageados no dia 05 de maio pelo governo de Roraima por terem participado da intervenção na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. A honraria foi conduzida pela Secretaria de Justiça e Cidadania daquele estado com a entrega de brevês, tipo de certificado que o agente usa colado em seu fardamento.
O secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, comemora o sucesso dos servidores na missão junto a FTIP. “Isso mostra que o Tocantins pode colaborar com as outras forças de segurança do quadro nacional do Sistema Penitenciário, além disso, os servidores tem contato com outras realidades, aprendem e trazem boas experiência para o estado, contribuindo para o alinhamento dos procedimentos operacionais”, garantiu.
Clodes Santos Neto, um dos agentes enviados à missão, falou sobre o trabalho duro e arriscado que passou no período e sobre o conhecimento adquirido através de intercâmbio com outras forças e estados. “Durante esses 90 dias que passamos em missão pelo Depen, conseguimos bastante conhecimento, tanto em Brasília, onde passamos por todo tipo de treinamento, quanto em Roraima, onde pudemos trabalhar em uma das Penitenciárias mais perigosas da atualidade. Lá fizemos serviço operacional com os melhores agentes do Brasil e tivemos um ganho muito grande com esse intercâmbio, pois convivemos com pessoas de vários estados e cada estado tem sua particularidade”, disse.