Ações do Projeto Inova Gurupi são destaques na II Semana de Ciência e Tecnologia

logo

Conecte conosco

Ações do Projeto Inova Gurupi são destaques na II Semana de Ciência e Tecnologia

Começou nesta terça-feira (18), a II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e acontece até o dia 20 no Campus da UFT de Gurupi. Promovido pela Prefeitura de Gurupi e realizado pelas três Instituições de Ensino Superior de Gurupi, UFT (Universidade Federal do Tocantins), IFTO (Instituto Federal do Tocantins) e Centro Universitário UnirG, a Semana teve sua abertura com a apresentação dos resultados do Inova Gurupi e das Incubadoras de Empresas do projeto.

Parceria

Para o Prefeito Laurez Moreira, que ganhou o prêmio nacional de Prefeito empreendedor pelo projeto Inova Gurupi, a Semana é um grande evento para integrar a ciência com a comunidade. “É muito importante que as três instituições se unam para desenvolver atividades que promovam a ciência e a tecnologia como forma de incentivo a economia de Gurupi. A Prefeitura de Gurupi é o elo que fomenta essa parceria que já está gerando bons frutos”, explica o Prefeito.

Ciência e Tecnologia

comeca-a-ii-semana-de-ciencia-e-tecnologia-e-acoes-do-projeto-inova-gurupi-sao-destaques-2De acordo com a Reitora da UnirG, Dr.ª Lady Sakay, antes da implantação do Inova, uma equipe na qual ela fazia parte visitou a Unicamp para conhecer um projeto semelhante. Em Campinas essa iniciativa em 15 anos já teve faturamento em torno de 3 bilhões de reais e fomentou mais de 20 mil empregos.

“A nossa parceria em Gurupi é de sucesso e envolve as três universidades com suas particularidades, seus cursos e suas contribuições. É com esse espírito que a UnirG está presente e possamos fazer de Gurupi exemplo de sucesso”, destaca Lady.

O Diretor de Campus do IFTO em Gurupi, Marcelo Terra, afirmou que a Prefeitura é uma grande parceira da Ciência e Tecnologia em Gurupi. “Esse projeto é de grande importância para a região. Tenho certeza que vamos nos tornar referência no Brasil”, afirma.

Para o Diretor do Campus da UFT em Gurupi o tema da Semana, “Ciencia alimentando o Brasil” é de grande relevância pelo potencial que o Estado apresenta na condição favorável para a produção de alimentos. “Vamos continuar contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias no Estado do Tocantins junto com a UnirG e IFTO. Gurupi é um polo universitário e temos que valorizar essa parceria”, destaca.

Inovação

Segundo o Coordenador do Inova Gurupi, Prof.º Drº Eduado Andrea Lemus, o projeto é uma política pública de desenvolvimento regional. “O Inova Gurupi visa a formação de novos empreendedores e incentiva a inovação”, frisa.

Inova Gurupi

O Inova Gurupi é um plano estratégico de Estado que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico pela implantação de um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. O programa envolve ações de curto, médio e longo prazos e objetiva promover uma cultura e um ambiente de inovação e empreendedorismo que contribuirão para o desenvolvimento econômico e social de Gurupi e região Sul do Tocantins.

O Inova Gurupi deu ao Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o prêmio de Prefeito empreendedor.

Incubadora de empresas

Dentre as ações do Inova Gurupi estão as Incubadoras de empresas que fazem parte dos projetos de habitas de inovação. Na abertura da Semana houve apresentação dos dois editais já abertos.

As Incubadoras oferecem suporte a empresas a fim de que possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Proporciona apoio ao seu desenvolvimento durante o período de incubação até que esteja preparada para a inserção no mercado.

Habite

Habite é a incubadora de empresas da UFT. Criada por financiamento de projeto aprovado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, constitui-se em uma incubadora de base tecnológica voltada ao estímulo de empresas que explorem o setor da biotecnologia e bioprocessos. Conta com 780 m² de estrutura física situado no Campus da UFT, incluindo cinco laboratórios especializados, com capacidade para atender até seis empresas.

As empresas interessadas podem concorrer por meio de edital, desde que os interessados configurem-se como empresas de base tecnológica, nas áreas de interesse da incubadora, priotariamente em agronegócios, biotecnologia, gestão ambiental e tecnologia da informação.

Podem participar do edital alunos de graduação e pós graduação da UFT e de outras instituições de ensino superior públicas e/ou privadas e servidores públicos da forma da lei.

Inovo

Inovo é a incubadora de empresas da UnirG. Podem incubar estudantes, docentes, empreendedores de diversos segmentos da indústria, comércio e empresas que desejam desenvolver novos projetos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora.

Cada empresário investirá uma taxa mínima para usufruir de todos esses serviços que é inferior ao preço aplicado no mercado convencional.

O ingresso das empresas na Inovo é por meio de um processo seletivo de projetos em quatro etapas: 1- Pré-seleção de propostas; 2 – Treinamento e apoio para elaboração do plano de negócios; 3 – Seleção final dos planos de negócios e aprovação dos classificados; 4 – A proposta deverá ser encaminhada por e-mail.

 II Semana de Ciência e Tecnologia de Gurupi

Com o tema “Ciência alimentando o Brasil”, o evento vai até o dia 20. Na programação tem palestras, simpósios, exposições, mostras científicas, workshops, seminários, programação cultural e espaço transdisciplinar para alfabetização científica (para crianças). O Governo do Estado e Sebrae são apoiadores.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA