Depois de cumprir, em Gurupi/TO, Mandado de Prisão em aberto em desfavor de um traficante condenado, a Polícia Rodoviária Federal também apreendeu, em Guaraí/TO, cerca de 19 kg de Maconha no mesmo ônibus, fato que só foi possível após ação integrada entre as Unidades Operacionais da PRF no Estado do Tocantins e empenho do efetivo policial.
A primeira abordagem ocorreu no dia 14/05/2017, por volta das 16h00, na BR 153, km 663, município de Gurupi/TO, durante fiscalização promovida pela equipe da PRF, foi abordado o veículo SCANIA/K113 CL 4X, do tipo ônibus, linha São Paulo/SP – Teresina/PI.
Durante os procedimentos de fiscalização, os policiais rodoviários federais verificaram Mandado de Prisão em aberto em desfavor de um dos passageiros, o Sr. M. F. G. J., de 30 anos. O Mandado de Prisão fora expedido em Ação Penal autuada no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Vara Única do Município de Água Branca. Conforme consulta, o indivíduo teria praticado o crime de tráfico de drogas na data de 22/10/2015, crime pelo qual foi condenado, mas encontrava-se foragido.
O passageiro desceu do veículo com apenas uma mochila nas costas, sendo que durante a entrevista realizada com o mesmo, foi questionado se ele possuía alguma mala, tendo apresentando, de imediato, resposta negativa. A equipe da PRF então foi questionar os motoristas do ônibus sobre referida afirmação, os quais confirmaram que o passageiro não possuía bagagem no veículo. O passageiro informou que estava indo para Teresina/PI visitar familiares.
Diante dos fatos, o detido foi encaminhado a Central de Flagrantes de Gurupi/TO.
Posteriormente, a equipe da PRF de Gurupi, durante ronda, recuperou um semirreboque SR/GUERRA AG FG com registro de roubo, o mesmo estava estacionado na faixa de domínio no Km 619 da Br 153, município de Aliança do Tocantins. Ao fiscalizar o veículo a equipe observou que ele apresentava placa de outro veículo.
Ao comparecer outra vez a Central de Flagrantes para apresentar a nova ocorrência, os policiais civis relataram que o outrora detido no cumprimento do Mandado de Prisão estava solicitando uma ligação urgente para seus familiares, para que estes retirassem do ônibus sua bagagem.
De posse dessa nova informação, a equipe da PRF de Gurupi acionou, prontamente, as demais Unidades Operacionais da PRF, e, em Guaraí/TO, o ônibus foi novamente abordado. Após minuciosa fiscalização no bagageiro inferior do veículo, a equipe da PRF de Guaraí encontrou em uma mala 16 tabletes de substância análoga à maconha, pesando um total de 18,680 kg de entorpecente.