logo

Seduc se reúne com 35 diretores da Regional de Paraíso e ouve demandas da comunidade escolar

FOTO 2 - Marcio VieiraDando continuidade ao projeto de aproximação das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (DRE), as equipes gestoras da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizaram reuniões setorizadas com diretores das unidades educacionais vinculadas à regional de Paraíso. Ao todo, foram atendidos 35 gestores de escolas da rede estadual de ensino, que levaram demandas, propostas e sugestões para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

O objetivo desses encontros, conforme a professora Wanessa Zavarese Sechim, é proporcionar uma aproximação da gestão estadual da educação com as unidades educacionais do Tocantins. Nas reuniões desta terça-feira, 7, os diretores escolares trataram de temas como infraestrutura, finanças, projetos pedagógicos e políticas educacionais.

“Para a Secretaria esse momento é muito importante porque estamos tendo a oportunidade de escutar as principais dificuldades que os diretores encontram no funcionamento e em fazer a oferta de uma educação de qualidade para todos”, destacou a professora Wanessa Zavarese Sechim.

Ainda de acordo com a secretária, mais do que simplesmente ouvir demandas, o encontro com os diretores serviu para levantar propostas e sugestões para a educação no Estado. “Essa aproximação com os diretores, que nos trouxeram suas demandas, mas que também trouxeram sugestões, vai contribuir muito com o aprimoramento das propostas pedagógicas nas escolas. Todos esses fatores que eles nos trazem afetam direta, ou indiretamente o processo de ensino-aprendizagem da rede estadual”, pontuou.

Demandas como a da professora Valmirene Rocha Soares Silva, diretora da Escola Estadual Campo Maior, unidade de educação do campo localizada na zona rural de Nova Rosalândia. Em uma escola com estrutura acanhada, que não possui linha telefônica, uma demanda que poderia parecer simples, acaba se tornando um problema. “Essa oportunidade é muito importante, principalmente para nós, diretores de escolas do campo. Poder falar diretamente com a secretária significa que nossas demandas serão realmente ouvidas”, disse.

Da mesma forma, o Colégio Estadual São Pedro, de Abreulândia, foi representado pela diretora Edinaura Alves Costa. Ela avaliou positivamente a iniciativa da Seduc em separar um dia para ouvir diretamente as demandas da comunidade escolar. “É muito importante para a gente, como gestor, ter essa oportunidade de colocar para a Secretaria as nossas problemáticas. Quando falamos diretamente é diferente de quando enviamos um ofício. Acredito que isso vai ser de grande valia para a nossa escola”, completou.

Para o diretor regional de Educação de Paraíso, Neivon Bezerra de Sousa, o maior ganho com esta ação da Secretaria é a construção coletiva de um planejamento educacional duradouro para o Estado. De acordo com o gestor, quando todos os agentes da educação pública atuam em conjunto, as políticas são melhor assimiladas e se tornam mais eficazes.

“Quando essa construção sai do gabinete da Secretaria e chega até os profissionais da educação, ela se torna uma política que engloba a todos. O que tenho sentido é que, quando se envolve os professores nesse planejamento, eles abraçam a causa e tomam essas políticas públicas para si”, frisou.

regional 1Recepção

Este é o segundo dia de ações da proposta de aproximação da Seduc com as escolas e Diretorias Regionais. Antes da reunião com os diretores na sede da DRE de Paraíso, a professora Wanessa Zavarese Sechim foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, João de Deus Lopes da Cunha, vereador conhecido como JC e demais parlamentares do município. No Parlamento, a gestora comentou sobre a situação da educação no Tocantins e a importância da parceria entre Estado e municípios para a melhoria no desempenho dos alunos da rede pública de educação.

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.