logo

Conecte conosco

Homem rompe garganta ao segurar espirro e leva médicos a fazerem alerta

Caso aconteceu na Inglaterra; segurar o espirro pode causar danos ao ouvido e até romper aneurisma, dizem os especialistas.

Na cidade inglesa de Leicester, um homem de 34 anos rompeu a garganta enquanto tentava segurar um espirro forte. Ele ficou quase sem fala, e teve dificuldades para engolir.

O caso, raríssimo, foi publicado no periódico científico British Medical Journal Case Reports. Segundo os médicos, esse tipo de ruptura na garganta é vista em acidentes e traumas, e também pode acontecer por causa de tosse forte ou vômito.

Segurar um espirro também pode machucar os ouvidos ou até romper um aneurisma cerebral, alertam os médicos na publicação.

Para os profissionais do Departamento de Otorrinolaringologia do hospital Leicester Royal Infirmary, onde o homem se tratou, tentar evitar um espirro fechando as narinas e a boca é uma manobra perigosa, e deve ser evitada.

Como o espirros podem espalhar doenças, o ideal é que sejam usados lenços de papel para evitar que seus fluidos sejam espalhados pelo ar. O ideal é jogá-los fora em seguida, além de lavar as mãos.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA