logo

Curso com ênfase em apoio a saúde da família está com inscrições abertas

O Tocantins atualmente possui 111 equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em 105 municípios, o que corresponde a 76% do Estado. Com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nestes núcleos são desenvolvidas ações técnico – pedagógicas e técnico – assistenciais de apoio as Equipes de Saúde da Família (ESF), como a educação permanente, que discute casos de saúde, atendimento em domicílio, consultas individuais e compartilhadas, etc.

Para atualizar estes profissionais de saúde do Estado com ênfase nos Nasfsestão abertas até o dia 29 as inscrições   para o Curso de Aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica. São 60 vagas disponibilizadas para o Tocantins e a inscrição pode ser feita exclusivamente via internet, por meio do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição disponível no endereço:http://inscricao.ead.fiocruz.br/356.

O curso é oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com Ministério da Saúde, e de acordo a técnica da área de Estratégia da Família e Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Genine Barros, busca contribuir para a difusão e aprimoramento das práticas de apoio matricial na atenção básica. “Vai mobilizar profissionais de saúde para o processo de qualificação da atenção básica”, explica.

A atividade se estrutura em unidades de aprendizagem e terá carga horária total de 180 horas, sendo 100 horas à distância e 80 horas presenciais. A duração prevista do curso é de seis meses, com previsão de início em junho e término em novembro deste ano.

O público-alvo é  formado por profissionais com diploma de nível superior na área da saúde ou especialização nas áreas da saúde, com requisitos mínimos, em ordem de prioridade: possuir atuação profissional direta nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) – público principal e possuir atuação profissional nas equipes da atenção básica (equipes de saúde da família, ribeirinhas e fluviais, academia da saúde) ou atuação na Gestão da Atenção Básica (gerência de Unidade Básica de Saúde, coordenador de atenção básica, apoiador/supervisor institucional).

Sobre o Nasf

Um Núcleo de Apoio à Saúde da Família é constituído por uma equipe de profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade. A composição deve ser definida pelos gestores municipais e as equipes, segundo critérios de prioridades identificadas a partir das necessidades locais, e da disponibilidade de profissionais.

Para mais informações acesse o edital em http://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital1934v41.pdf.

Parceiros:

Par_02

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.