O Centro de Referência Leitura Viva, em Tocantínia, foi o palco para o lançamento do livro “As Aventuras de Gurupito”, de autoria do escritor, poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins, cuja edição é da Editora Veloso.
O lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 24, numa promoção da Secretaria Municipal de Educação (Semed), como parte das atividades inseridas no Projeto Leitura Viva de incentivo à leitura e a produção textual, que tem como público-alvo os alunos da Rede Municipal de Educação.
Gratificante
O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Golveia, destaca a importância desse lançamento literário para o incremento do ensino-aprendizagem dos alunos do município. “É gratificantes contarmos com a presença de um escritor renomado em nossa cidade, como é o caso de Zacarias Martins, ainda mais, fazendo o lançamento de seu primeiro livro direcionado especialmente para o público infantil”, afirmou o secretário.
Resultados positivos
André Goveia informou, ainda, que mesmo num cenário de pandemia, provocado pelo surgimento da Covid-19, é graças às atividades desenvolvidas pelo Projeto Leitura Viva, que as Educações Municipais têm mostrado resultados altamente positivos junto aos alunos do município. “Buscamos formas prazerosas de incentivar os alunos ao hábito salutar da leitura, e estamos atingindo nosso objetivo. O lançamento do livro de Zacarias Martins se transformou num grande acontecimento para os nossos alunos, que tiveram a oportunidade de manter um contato mais de perto com esse destacado escritor”, ressaltou o secretário.
Sobre o autor
Paraense de Belém, mas residindo em Gurupi desde 1983, Zacarias Martins é jornalista profissional e escritor premiado. Autor de seis livros de poesias e um de crônicas, “Histórias da História de Gurupi”, que foi adotado por duas vezes no vestibular da Universidade de Gurupi – UnirG. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país à fora. Publicado pela Editora Veloso, “As Aventuras de Gurupito” é o primeiro livro do autor no gênero de literatura infantil.
O autor integrou o primeiro Colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins e é cofundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e da Academia Gurupiense de Letras (AGL). Recebeu várias condecorações e honrarias, dentre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembléia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. É membro correspondente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins e da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins. Em novembro de 2011, produziu o vídeo documentário “Palmares – O cantador de cordel”, sobre a trajetória do poeta e cordelista Antônio Farias, o popular Palmares, que reside em Gurupi.