O Deputado Federal Eli Borges (PL-TO), durante o uso da palavra no plenário da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (20), defendeu o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) contra abusos praticados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A fala de Borges faz frente à rejeição de Moraes ao recurso apresentado em defesa de Silveira, alegando que o advogado do parlamentar “abusou do direito de recorrer”, multando a defesa R$2 mil.
“Eu não poderia deixar passar em branco, em nome da democracia deste país, que o nosso amigo Deputado Daniel Silveira virou um exemplo de resistência da democracia, fazendo um enfrentamento ao Supremo Tribunal Federal no sagrado direito deste poder de opiniões, palavras e votos”, argumentou o deputado.
Como porta-voz da bancada evangélica, Eli Borges ainda ressaltou que Daniel não enfrenta essa luta sozinho e que o Brasil segue com ele em nome da democracia e contra movimentos questionáveis do judiciário.
“Eu sei que sua alma se angustia em função de tudo isso, mas o senhor fez um enfrentamento que, na verdade, não foi apenas o senhor”, disse o parlamento. “O senhor observa o coro que Brasil faz quando o senhor se movimenta e um político tem que se movimentar”, completou.
Daniel Silveira deve ser julgado na tarde de hoje, acusado de incentivar atos antidemocráticos.
O Deputado Eli Borges se opõe ao fato de que um deputado democraticamente eleito seja perseguido por suas opiniões e deseja que a justiça e a democracia prevaleçam nesse julgamento.
Assista: