Natural de Buriti do Tocantins, Romenia Brito, de 28 anos foi assassinada a facadas pelo próprio companheiro na madrugada desta segunda-feira dia (23) na região do garimpinho, na Guiana Francesa, onde morava a 16 anos.
De acordo informações, o que motivou o crime foi porque o suspeito descobriu que a vítima mantinha um relacionamento extraconjugal o que o deixou enfurecido. Ainda de acordo testemunhas, a vítima além de estar sendo traído pela esposa, vinha sendo alvo de deboches na cidade pelo que resolveu dar um basta na situação, onde foi até a casa e lá trancou em um dos quartos os dois filhos que tem com a vítima e no outro cometeu o crime, desferindo vários golpes de faca contra Roménia.
Ainda segundo populares, a população inteira ficou revoltada com a situação ao ponto de tentaram linchar o autor do crime. Um vídeo gravado por moradores, mostra ele sendo levado por policiais armados em uma embarcação rumo à Paramaribo, no Suriname, junto com o corpo da vítima em um saco plástico.
Conhecido como Txuca, o criminoso alegou aos militares que sua companheira teria cometido suicídio. Ele mesmo chamou a polícia.
Autoridades do Suriname estão à procura de familiares da vítima em Buriti do Tocantins. A informação é de que o celular de Romenia também foi destruído no ato do crime e toda e qualquer comunicação com parentes da vítima foi impossibilitada.