Mais cedo, um vídeo apontando um suposto problema na urna, onde só aparece a foto do candidato Fernando Haddad, se trata de montagem
Alguns eleitores relataram, neste domingo (7), que enfrentaram problemas para votar. O empresário Sérgio Zimmerman conta que, ao registrar o voto para presidente, a urna encerrou a votação sem ele ter confirmado. “Eu estou indignado, foi tirado o meu direito de votar”, conta.
Zimmerman vota no colégio Nossa Senhora Aparecida, em Moema, zona sul de São Paulo. Ao perceber o problema, avisou o mesário. “Ele anotou a reclamação e me orientou a falar com o fiscal do TRE”, diz. “O problema foi registrado em ata, mas não sei se o meu voto está valendo ou não”.
Questionado, o TRE informa por meio da assessoria de imprensa que todas as reclamações registradas em ata são avaliadas por uma junta eleitoral, que é presidida por um juiz eleitoral. Caso algum problema seja constatado, as reclamações serão encaminhadas ao Ministério Público para dar prosseguimento à denúncia.
Vídeo
Um vídeo circula pelas redes sociais mostram um eleitor apertando a tecla 1 e aparecendo a foto do candidato Fernando Haddad (PT). Em um vídeo divulgado pelo TRE-MG, um técnico explica se tratar de uma montagem e, por tanto, ser um ‘fake news’.
Em coletiva, na manhã deste domingo, a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Rosa Weber afirmou que o vídeo foi encaminhado para Polícia Federal e para o MPF (Ministério Público Federal) para analisarem o conteúdo.