Crime foi registrado em frente ao Resolve Palmas, durante o dia. Moradores também relatam furtos a residências, na região sul da capital.
Um vídeo mostra o exato momento em que um criminoso furta uma motocicleta, estacionada em frente ao Resolve Palmas, em estacionamento da avenida JK, na capital. O crime foi registrado no início dessa semana.
As imagens mostram que o homem de branco de aproxima da moto, por alguns instantes observa em volta. O veículo foi levado em menos de dois minutos.
Há poucos dias, o assistente administrativo Victor Emanuel Cruz passou pelo mesmo drama e também enfrentou transtornos na hora de pedir ajuda a polícia. A moto dele nunca foi recuperada.
“No momento que eu queria registrar a ocorrência, o escrivão não estava presente. Ele estava no horário de janta e nisso, eu fui lá às 19h. Tive que retornar às 22h. Passou um grande período, porque o fruto foi às 17h15. Passou um grande período onde poderia ter rondas buscando a moto. Foi um prejuízo para mim”.
Dados da Secretaria de Segurança pública do estado mostram que o número de furto de veículos em 2020 chegou a 531. Em 2019, foram 707 casos registrados.
No ano passado, o número de furtos em geral passou de 12 mil. Este ano, foram cerca de sete mil. Mas, esse tipo de crime tem sido comum em pontos diferentes da capital, nos últimos dias.
No setor Santo Amaro, região sul de Palmas, quem mora na Alameda 1 tem convivido com os casos de furtos em residências.
“Levaram duas televisões e nós [estávamos] dormindo. E levaram duas bicicletas, perfume, até sapato. Triste, né? Porque a gente batalha, luta para conseguir as coisas. Ladrão vem e rouba”, disse uma mulher que preferiu não se identificar.
Em outra casa, no mesmo setor, os ladrões furtaram a televisão da sala. “Saímos para trabalhar pela manhã, e quando retornei às 8h da noite, abri a porta, estava trancada normalmente como sempre, quando abri, me deparei com o meu painel sem a televisão”.
A Polícia Militar afirmou que tem trabalhado no policiamento e que houve redução nos principais crimes em Palmas.
“A Polícia Militar trabalha na parte do policiamento preventivo e ostensivo. E essa prevenção ocasionou nesse ano, uma redução de 21% em todos os nossos índices de furtos e roubos no estado”, argumentou o major Cleber Levy.
A Polícia Civil também comentou sobre os principais crimes e as ações de investigação. “Valendo de técnicas especiais de investigação, a frente da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR), em pouco menos de três anos, conseguimos uma redução de quase 50% nos índices de roubos aqui na capital”, afirmou o delegado Felipe Crivelaro.
“O sentimento é de tristeza, de chateação, medo até de receber alguém na nossa casa e deixar o carro aqui fora, o carro aqui fora, com medo de ser assaltado, de ser furtado”, lamentou uma das vítimas.