Bioeconomia, oportunizando novas perspectivas para a produção agrotecnológica sustentável no campo, é o tema da Agrotins 2024
Ao lado do governador Wanderlei Barbosa, o vice-governador Laurez Moreira participou da abertura oficial da 24ª edição da maior feira agrotecnológica do Norte do Brasil: a Agrotins. O evento, que reuniu centenas de autoridades políticas, empresários, presidentes de autarquias, produtores rurais, e milhares de pessoas que foram prestigiar a feira, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 15, no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha.
O vice-governador parabenizou o governador Wanderlei Barbosa pelo evento e destacou a importância dos produtores rurais para o progresso do estado. “Cumprimento nosso governador Wanderlei Barbosa e lhe parabenizo por este grande evento, bem como a primeira-dama, Karynne Sotero, pelo belo trabalho que faz na assistência social do estado. Quero cumprimentar cada produtor aqui presente, cada agricultor, homens que fazem essa atividade, o elo mais importante para o crescimento do Tocantins, do nosso Brasil. Somos muito gratos e sabemos da importância do produtor rural para o desenvolvimento do estado. Nós, que até a década de 80 éramos apenas um estado de produção de subsistência, tivemos essa grande mudança graças ao trabalho de cada produtor deste estado”, ressaltou Laurez Moreira.
Na oportunidade, Laurez Moreira lembrou do momento de dificuldade que passa o estado do Rio Grande do Sul, e falou da contribuição dos gaúchos para o desenvolvimento do setor agropecuário no Tocantins. “Eu não poderia deixar de citar aqui os gaúchos que passam por um momento difícil, e o Tocantins deve muito a esses cidadãos, fundamentais na transformação da produção deste estado. Eu tenho o prazer de ter nascido no Tocantins e conhecer a dificuldade de cada homem e de cada mulher. Nós que produzíamos arroz simplesmente para a subsistência, hoje nos tornamos o terceiro maior produtor de arroz do país, e isso nós devemos muito aos trabalhadores que vieram do Sul”, declarou.
O governador Wanderlei Barbosa, em seu discurso, frisou o quanto o investimento na Agrotins retornará para o estado, e declarou oficialmente a abertura da feira, que segue até o próximo sábado, 18 de maio. “Agradecer a todos que construíram essa estrutura, para o empresário, para todos os que gostam de ver uma feira funcionando. Nós fizemos aqui um investimento, porque não existe gasto, tudo aqui vai girar em torno de mais de R$ 3 bilhões. Isso é importante para o município de Palmas, é importante para o Tocantins e para o Brasil. Portanto uma boa feira a todos, eu declaro aberta a Agrotins 2024”, declarou.
Nesta edição, estão reunidos aproximadamente 950 expositores nos 500 mil m² da estrutura, que passou por ampliação. São esperados aproximadamente 200 mil visitantes até este sábado, 18.