A vereadora destacou a importância dos aposentados e pensionistas para o desenvolvimento do município e criticou a falta de respeito e comprometimento do poder executivo municipal com esses trabalhadores.
A vereadora Rosinha JB (PP), da cidade de Formoso do Araguaia, região sul do estado, usou suas redes sociais para emitir uma nota de repúdio contra a falta de pagamento e os atrasos constantes que os aposentados e pensionistas têm sofrido. Em sua mensagem, a vereadora destacou a importância desses trabalhadores para o desenvolvimento do município e lamentou a falta de respeito e comprometimento por parte do poder executivo municipal.
Segundo a vereadora, a falta de pagamento e os atrasos constantes têm prejudicado os aposentados e pensionistas, que cumpriram com suas obrigações e agora não recebem o que lhes é de direito. Para a parlamentear, é inaceitável que essas pessoas não sejam tratadas com a prioridade que merecem, e que o poder executivo municipal não cumpra com suas obrigações.
Na sua nota, a vereadora exigiu uma solução para o problema, que já se arrasta por meses. Ela destacou a importância dessas pessoas para a cidade e afirmou que não pode haver falta de respeito e comprometimento com elas. Por fim, a vereadora afirmou que estará sempre ao lado dos aposentados e pensionistas e que espera que o problema seja solucionado o mais breve possível.
Com essa nota, a vereadora Rosinha JB demonstra sua preocupação com os aposentados e pensionistas da cidade de Formoso do Araguaia e reforça seu compromisso em lutar pelos direitos e interesses da população. A nota de repúdio emitida pela vereadora deve servir como um alerta para as autoridades locais e para a população em geral sobre a importância de se respeitar e valorizar aqueles que trabalharam durante anos e agora precisam de apoio e reconhecimento.
A reportagem do Portal do Amaral fez contato com o presidente do FormosoPrev, Dr. João Luiz Bonanza, para solicitar esclarecimentos sobre os atrasos constantes nos pagamentos dos aposentados e pensionistas do município e ele encaminhou para a nossa redação uma nota que segue abaixo:
NOTA DO PRESIDENTE DO FORMOSOPREV
Como é de conhecimento público, a atual gestão recebeu o Instituto de Previdência sem recursos em caixa. Todos os meses, a Prefeitura repassa todas as contribuições previdenciárias (parte retida e patronal) em dia, o que é insuficiente para pagar a folha, dependendo, então, de recursos extras para efetuar os pagamentos dos benefícios previdenciários.
Com a redução do ICMS do combustível, desde meados do ano de 2022, houve uma baixa na arrecadação, e consequentemente, uma diminuição nos repasses Estaduais e Federais, o que impede a Prefeitura de enviar mais recursos para custear as despesas do FormosoPrev pontualmente no dia 30.
Sendo assim, nesse primeiro momento com o dinheiro que tinha em caixa, foi efetuado o pagamento de quase 40% aposentados, e pensionistas que seguirá à medida que a Prefeitura conseguir recursos extras e enviar ao Instituto.
Veja a nota da vereadora aqui