Vereador Thiago Borges apresenta Projeto de Lei que garante prioridade de matrícula para filhos de mulheres vítimas de violência em Palmas

logo

Conecte conosco

Vereador Thiago Borges apresenta Projeto de Lei que garante prioridade de matrícula para filhos de mulheres vítimas de violência em Palmas

Iniciativa do parlamentar busca assegurar estabilidade educacional e emocional às famílias em situação de vulnerabilidade.

No mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, o vereador Thiago Borges (PL-TO) apresentou o Projeto de Lei nº 15/2025, que garante prioridade na matrícula e transferência escolar, na rede municipal de ensino, para os dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica. A proposta foi anunciada nesta terça-feira (05) durante sessão na Câmara Municipal, como parte da campanha Agosto Lilás.

A medida visa garantir o direito à educação e à estabilidade emocional de crianças e adolescentes que precisam recomeçar a vida ao lado de suas mães em novas localidades, muitas vezes após deixarem suas casas de forma repentina. O projeto também prevê a possibilidade de ampliação temporária da capacidade das escolas, caso não haja vagas imediatas disponíveis.

“O acolhimento dessas famílias precisa ser integral. Quando a mulher rompe o ciclo de violência, é essencial que o Município esteja preparado para dar o suporte necessário. E isso começa garantindo que seus filhos não fiquem fora da escola”, afirma o vereador.

Baseado na Lei Maria da Penha, no Estatuto da Criança e do Adolescente e nos princípios constitucionais de proteção à infância, o projeto também estabelece medidas para garantir o sigilo das vítimas. Toda a documentação será arquivada de forma separada, preservando a identidade das mulheres e das crianças envolvidas.

A operacionalização da medida ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria da Mulher e com a Rede de Proteção. O vereador destaca que o projeto é viável e já foi adotado com bons resultados em municípios como Araguaína.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.