Na próxima segunda-feira (18), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças.
Sobre esse tema o presidente da Câmara Municipal de Figueirópolis, Takássio Dias (PSC), afirma que esta é uma data simbólica, que marca a luta, mas todos os outros dias devem ser de combate à exploração sexual infantil. “Há um desmonte dos direitos humanos no país, e das políticas sociais, da segurança alimentar, da saúde, da educação, já que todos estão interligados”, observa o parlamentar.
Segundo Takássio Dias, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que na América Latina e Caribe a cada hora 228 crianças são abusadas e que mais da metade possuem entre 0 e 5 anos de idade.
Do total das crianças, 45,5% são negras e mais de 69% dos abusos ocorrem dentro da família. Nesse sentido, é importante orientar as crianças desde a primeira infância. “Há a necessidade de recursos para campanhas, de programas que articulem os trabalhos baseados em análises de pesquisas atuais”, afirma.
Por fim, Takássio Dias argumenta que a prevenção à exploração também é um tópico muito importante. “Fatores de risco precisam ser conhecidos para se trabalhar com prevenção. É preciso mudar a concepção dos fatores que levam à exploração nos espaços de proteção, e com a qual se enxergam as situações e não achar normal”, finalizou o parlamentar