Vereador Jair Souza busca apoio para o Programa de Equoterapia da APAE de Gurupi

logo

Conecte conosco

Vereador Jair Souza busca apoio para o Programa de Equoterapia da APAE de Gurupi

Nesta terça-feira (21) é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down.  A data foi lembrada no plenário da Câmara Municipal de Gurupi pelo vereador  Jair Souza (PMDB), que apresentou proposição a ser encaminhada ao prefeito Laurez Moreira (PSB), onde solicita  a celebração de convênio com a  APAE  – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gurupi,  objetivando o desenvolvimento do Programa de Equoterapia, como opção terapêutica de saúde pública, destinado  a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, bem como,  outras necessidades especificas.

Jair Souza argumenta  que tomou a iniciativa de apresentar a proposta ao município, tendo em vista  a constatação das dificuldades  enfrentadas pela APAE de Gurupi para atender a demanda da população gurupiense  que necessita de um atendimento especializado nessa área.

O parlamentar informou ainda  que esteve pessoalmente na sede da APAE de Gurupi, conversando com a direção do órgão, além de funcionários e  dos responsáveis por muitas pessoas ali assistidas. Na oportunidade, constatou que as instalações da APAE necessitam de reformasse que há uma grande carência de profissionais especializados que atuem em tratamentos específicos.

“Diante dos relevantes serviços que a APAE  vem desenvolvendo em Gurupi ao longo dos anos e, considerando o seu  quadro de funcionários qualificados está defasado, solicitamos ao Executivo Municipal para que verifique a possibilidade de contratação de fisioterapeuta com a devida especialização necessária para o atendimento e o desempenho das atividades equoterapica”, concluiu o vereador.

Sobre a Equoterapia 

Trata-se de um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA