A ampliação defendida através de requerimento nesta terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Gurupi, que solicita ao Governador do Estado Mauro Carlesse e a Secretária Estadual de Educação Adriana Costa, a transformação do Centro Universitário UnirG em Universidade Regional de Gurupi (UnirG), é de autoria do vereador Ivanilson Marinho, “Acredito que esta ação credenciará ainda mais a Unirg como vetor do ensino superior da região Sul, e poderá ampliar suas ações permitindo levar o conhecimento a outras regiões deste nosso país”, observou o vereador.
Com a transformação em universidade a UnirG irá poder expandir cursos para outra regiões do Estado, no Sul do Tocantins o prefeito de Peixe, José Augusto, já pronunciou que busca implantar cursos na área de Turismo e Engenharia da Pesca. Ciências Agrárias é um curso comentado pelos prefeitos dos municípios de Formoso do Araguaia, Alvorada e Paranã.
À imprensa local no final de maio deste ano, o governador Mauro Carlesse pronunciou que “os conselheiros conhecem muito bem o assunto. Eles estão estudando essa possibilidade [da transformação], e tenho certeza de que vão tomar a melhor decisão. No que depender de mim – caso eles se decidam pela aprovação – determinarei que seja editado, imediatamente, um decreto com a mudança”, garantiu Carlesse.
A transformação, no entanto, não depende exclusivamente do Chefe do Executivo estadual. Antes precisa ser analisada e aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, órgão normativo, consultivo e fiscalizador do sistema estadual de ensino, composto por representantes do Governo e da sociedade civil.
Segundo o vereador Ivanilson Marinho o pedido de credenciamento da Unirg como Universidade é uma luta que vem sendo defendida por ele a muitos anos, “O requerimento foi encaminhado ao governador e as duas secretarias. Acredito que esse assunto seja tratado com muita importância e vamos aguardar que seja dado um respaldo o mais breve possível, pois é de extrema importância, creio que para todos os gurupienses”, concluiu Marinho.