Vereador Filipe Martins propõe que "Ano da Bíblia" seja celebrado em sessão solene na Câmara de Palmas

logo

Conecte conosco

Vereador Filipe Martins propõe que “Ano da Bíblia” seja celebrado em sessão solene na Câmara de Palmas

O ano de 2018 será marcado por comemorações em todo o Brasil.  A proposta tem como objetivo destacar a importância da bíblia, o maior best-seller de todos os tempos, e também comemorar os 70 anos da Sociedade Bíblica Brasileira (SBB), que serão completados em 10 de junho marcados pelo esforço de distribuir a Bíblia a todas as pessoas em qualquer lugar que estejam. Com o lema “Bíblia Sagrada: o livro da esperança”, o versículo escolhido como lema das celebrações é: “Com tremendos feitos nos responde em sua justiça, ó Deus, Salvador nosso, esperança de todos os confins da terra e dos mares longínquos” (Salmo 65:5). 

Neste sentido o vereador Filipe Martins (PSC) está requerendo a Câmara de Palmas que também realize uma Sessão Solene em alusão ao 2º Ano da Bíblia incentivado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), para levar uma mensagem de esperança a todos os cristãos brasileiros.

“ A Bíblia é sem dúvidas o livro mais lido. É um motivo de celebração. Vamos falar da Bíblia como o livro da esperança. Vamos fazer com que todos tenham alcance a uma bíblia e mais que isso; vamos ler a Bíblia e tirar da leitura inspiração para nossas vidas”, disse Martins.

Por que celebrar a Bíblia

Considerada um tesouro da humanidade, a Bíblia completa já foi traduzida para 648 línguas, entre as 6.887 faladas no mundo, de acordo com dados de 2016. O livro é o mais lido, traduzido e distribuído, no Brasil e no mundo. Atravessou os mais diferentes formatos, do papiro à era digital, numa demonstração clara da perenidade e atualidade da Palavra de Deus. Primeira obra de grande porte a ser produzida pela prensa de Gutemberg, a Bíblia continua sendo o livro mais impresso em todo o mundo, ao longo de cinco séculos.

Mais recentemente, a Bíblia passou a ser disponibilizada em formato eletrônico, podendo ser acessada por meio de smartphones e leitores digitais. Um exemplo é o aplicativo Bíblia Plus, desenvolvido pelas Sociedades Bíblicas Unidas – aliança da qual a SBB faz parte e que reúne 147 Sociedades Bíblicas no mundo –, por meio do qual são oferecidas, gratuitamente, traduções bíblicas em diferentes línguas.

No Brasil, levantamento da SBB referente a 2016 aponta a distribuição de mais de 1,5 milhão de exemplares das Escrituras em formato digital. No total, incluindo as obras impressas, foram distribuídas 6.773.421 Bíblias completas, enquanto as demais publicações, somando-se a Novos Testamentos, livretos, folhetos, obras acadêmicas e publicações infantis, atingiram 277.397.304 de exemplares. Desde 2002, a Bíblia completa também está disponível em Braile, tornando-se acessível também a esse segmento da população. Outros públicos contemplados com edições especiais do texto bíblico são as pessoas com deficiência auditiva e comunidades indígenas e de imigração.

Comemorações

Criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, o Dia da Bíblia começou a ser celebrado no Brasil em 1850, quando chegaram da Europa e Estados Unidos os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948. Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, as comemorações se intensificaram e diversificaram, passando a incluir a realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e ampla distribuição de Escrituras.

Em 2018, a SBB completará 70 anos, marcados pelo esforço de distribuir a Bíblia a todas as pessoas em qualquer lugar que estejam. Esta é a segunda edição do Ano da Bíblia no Brasil. A primeira celebração ocorreu em 2008 e teve como tema “Bíblia Sagrada – Um livro para todos”.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA