Uma criança de 9 anos teria cometido suicídio após ter acesso a figura. O caso aconteceu em Recife (PE).
Preocupado com a segurança das crianças, o vereador Filipe Martins (PSC) faz um alerta aos pais sobre uma suposta corrente cibernética que usa a imagem assustadora de uma mulher magra com olhos esbugalhados, inspirada numa escultura japonesa, conhecida como “Boneca Momo”.
A figura estaria sendo usado como uma isca plantada por criminosos para roubar dados pessoais e propor desafios que podem levar à morte. Um menino de 9 anos teria cometido suicídio após ter acesso a figura. O caso aconteceu em Recife (PE), no dia 16 de agosto.
Nesta quinta-feira, 30, duas adolescentes de 13 e 14 anos foram socorridas para a Unidade Pronto Atendimento (UPA), após desmaiarem na sala de aula de uma escola municipal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a família das meninas, elas participaram do desafio da Boneca Momo.
“Conclamo cada pai, mãe e responsáveis por crianças e adolescentes; vamos ficar atentos, conversar com nossos filhos para evitarmos essas tragédias. Vamos pedir a Deus que nos oriente e dê o livramento, mas também vamos ficar alertas para o bom uso do celular”, disse o vereador.
Tragédia
A Polícia Civil de Pernambuco investiga se a morte por enforcamento do menino de 9 anos, no Recife, estaria ligada ao desafio que circula pelo WhatsApp.
De acordo com uma reportagem da Folha Uol, a advogada da família, Yeda Barbosa, presidente da Comissão Contra Crimes Cibernéticos em Pernambuco, acredita que a morte pode ter ligação com desafios na internet. Ela, que falou em nome da mãe de Artur, conta que, na semana em que apareceu enforcado, o menino estava bastante ansioso e teria comentado sobre a boneca.
Ainda na reportagem, Geraldo Lopes, diretor da escola Pequenos Passos, onde Artur estudava, afirmou que é prudente esperar o resultado da investigação e indagou: “Existe a necessidade de uma criança ter um celular? Esse é o questionamento que deve ser feito.”
Já o caso das adolescentes, segundo as informações da Secretaria de Saúde, as vítimas ingeriram uma grande quantidade do medicamento controlado diazepan. As adolescentes passaram por uma lavagem estomacal e serão encaminhadas à Unidade Infanto-Juvenil para receber o atendimento psicológico. As famílias das jovens descobriram mensagens e vídeos trocados em um aplicativo de conversa que sinalizaram a participação das jovens no desafio da Boneca Momo. A mãe de uma das vítimas informou que elas apresentavam diversos cortes nos pulsos e ombros. Para esconder os ferimentos, elas usavam casacos de mangras compridas.
DICAS DE SEGURANÇA DA POLÍCIA FEDERAL PARA OS PAIS
1 – Estreitar o vínculo de amizade e cumplicidade com seus filhos e sempre perguntar sobre as atividades desenvolvidas no dia.
2- Ter conhecimento básico de internet e computação, principalmente sobre redes sociais, para instruir os filhos.
3 – Supervisionar o acesso dos filhos à internet de forma discreta e não ostensiva. Melhor caminho é sempre o diálogo e orientação.
4 – Alertar e conscientizar os filhos sobre os perigos que existem na internet.
5 – Importante a conscientização para não compartilharem de maneira exagerada informações pessoais.
6 – Ter o consentimento da criança e do adolescente para acessar o perfil nas redes sociais.
7 – Deixar, se possível, o computador num cômodo público e visível da casa para que, em qualquer momento, possa ser visualizado o que os filhos estão acessando.
8 – Não permitir que os filhos fiquem muitas horas conectados à internet
DICAS DE SEGURANÇA PARA OS FILHOS
1 – Nunca incluir nas redes sociais informações pessoais de maneira exagerada
2 – Não postar fotos em excesso
3 – Nunca incluir desconhecidos em contatos
4 – Preservar a intimidade ao máximo