Além de bovinos, búfalos também devem ser vacinados contra a doença. O estado não registra casos de febre aftosa há mais de 20 anos.
A campanha de vacinação contra a febre aftosa foi lançada no Tocantins neste sábado (5). A meta é imunizar 8,7 milhões de animais em todo o estado. Além dos bovinos, as doses também devem ser aplicadas em búfalos. O Tocantins é considerado zona livre da doença, já que não registra casos há 21 anos.
A campanha se encerra no dia 31 de maio. “Nosso status sanitário garante a qualidade da carne e abertura de novos mercados para o crescimento econômico”, diz o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha. Atualmente a carne é um dos principais produtos da economia do Tocantins, atrás apenas da soja.
Em 2017, foram exportados 28 mil toneladas de carnes e seus derivados para 26 países, entre os maiores importadores estão: Hong Kong, Rússia, Chile, Egito e Emirados Arabes.
A comprovação deve ser realizada até 10 dias após a compra da vacina, nas unidades da Adapec. Basta que o produtor leve a nota fiscal da compra da vacina e a carta-aviso preenchida. A omissão pode gerar multas no valor de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada.