Tomar remédios por conta própria, não respeitar os horários de ingestão, ou ainda utilizar de medicamentos de uso contínuo sem reavaliação, são práticas que podem colocar a saúde em risco. Sobre essas e outras questões, o curso de Farmácia do Centro Universitário UnirG irá promover uma campanha alertando a população sobre o Uso Racional de Medicamentos. As ações serão realizadas nos dias 15 e 16 de maio, das 16 às 18h, durante a Semana Farmacêutica da UnirG.
Acadêmicos e professores estarão no Parque Mutuca e no campus II da UnirG prestando esclarecimentos à população sobre o tema, recolhendo medicamentos vencidos e ainda coletando doações de medicamentos fracionados ou não, que estejam adequados para o consumo. Não serão recebidos medicamentos líquidos e pomadas.
Na oportunidade também serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
O objetivo é “informar sobre o armazenamento e conservação dos medicamentos em domicílios, destacar a importância da adesão ao tratamento e ainda estimular o descarte correto de medicamentos vencidos ou impróprios ao consumo”, explica a professora Karin Anne Margaridi Gonçalves.
Ainda segundo Karin, além da automedicação também são preocupantes os impactos ambientais e de saúde pública que podem ser causados com o descarte inadequado de medicamentos vencidos ou fora de uso. “Estocar medicamentos nos domicílios é uma prática comum e o seu descarte quase sempre é feito de forma inadequada em pias, vasos sanitários e lixo comum. A população deve encaminhar o medicamento vencido ou em desuso para uma farmácia para que esta promova o encaminhamento adequado”, recomendou.
A ocasião também servirá para envolver os acadêmicos em atividades que coloquem os conhecimentos adquiridos em prática.
O evento
“Farmacêutico: antiga profissão, novos desafios” é o tema da VII Semana Farmacêutica. A programação do evento inclui palestras e mini-cursos sobre diversos temas. As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira, 14.
Para ler a programação completa clique