A Unidade de Pronto Atendimento de Crixás do Tocantins, no sul do estado, continua abandonada e sem atender um único paciente. A unidade foi inaugurada em 2012 e custou mais de R$ 1 milhão, mas está parada. A situação foi mostrada pelo G1 em janeiro deste ano. Na época, o prefeito eleito Ivânio Machado deu um prazo de três meses para colocá-la em funcionamento. Mas nada mudou. Enquanto isso, alguns equipamentos se deterioram e a população reclama por não poder usar o bem público.
Dentro da UPA, o espaço é amplo. Computadores e impressoras ainda na caixa foram abandonados. Além disso, há vários aparelhos caros que estão largados nas salas. Até o letreiro da UPA foi arrancado. Um prejuízo para a população.
A unidade inicialmente iria atender cidade a cidade de Crixás e pacientes de outros 17 municípios, mas até hoje ninguem foi atendido.
A dona de casa Josina Rodrigues diz que está revoltada com o descaso da saúde do município. “É somente um dinheiro público sem utilidade nenhuma”.
A Secretária da Saúde Erika Carvalho disse que não sabe quando a unidade começará a funcionar. “Não temos previsão ainda porque encontramos muitos problemas e problemas graves. Foi feito uma auditoria [e constatamos] um desvio muito grande com R$ 554 mil que veio para a compra de equipamentos”.