Na noite de ontem, 30, o governador Mauro Carlesse publicou um decreto no Diário Oficial, liberando as aulas presenciais para estudantes da educação superior.
A medida vale para todos os estabelecimentos públicos ou privados. Diante disso, a presidente do Conselho Superior da Universidade de Gurupi – UnirG, Drª Sara Falcão, reuniu na tarde de hoje, 01, com os membros para informar sobre as decisões.
Na ocasião, o pró-reitor de graduação e extensão, Me. Eduardo Miranda, informou aos participantes que a maioria dos cursos deu andamento das atividades de forma remota, e apenas sete ainda dependem concluir as aulas práticas de laboratório. “Já prevendo a atual situação, no início deste semestre foi replanejado o calendário acadêmico com o retorno presencial das aulas práticas e as teóricas permaneceriam de forma remota. Apenas dois cursos manifestaram interesse de algumas disciplinas serem presenciais”. explicou.
O professor disse ainda que os prejuízos são para os estudantes que dependem da continuação das aulas em laboratórios. “Foi feito um estudo quantitativo de alunos para o retorno das práticas, distribuindo os alunos em cada laboratório, obedecendo às exigências dos órgãos de saúde, porém até o momento não tínhamos sido autorizados ao retorno”, completou.
Segundo a reitora, com a decisão do governo ela irá solicitar os coordenadores dos cursos que apresentem o cronograma para retorno das aulas presenciais, priorizando as práticas. “Cada curso tem suas particularidades e irá apresentar a proposta de retorno com maior brevidade, só então a decisão será anunciada. Muitos alunos moram em outras cidades, é necessário haver um tempo para planejar a melhor forma de voltar às aulas presenciais”, finalizou.
Uma nova reunião para a próxima semana será marcada, para então determinar a decisão que será tomada.