O Programa de Apoio ao Aluno – Help, juntamente com o Projeto de Extensão de Assistência Estudantil da Universidade de Gurupi – UnirG, iniciaram as atividades de suporte aos estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade social durante o período de pandemia da Covid-19.
Os atendimentos estão sendo executados por uma equipe composta por oito alunos do curso de Psicologia, coordenado pela professora Tânia Lago, além da participação de uma assistente social.
Inicialmente é realizado um acolhimento presencial, com medidas de segurança, ou remoto ao acadêmico que deseja relatar sua situação. “Nossos estudantes de Psicologia estão de plantão, aproveitando o momento que muitos estão em isolamento social, para dedicar ao enfrentamento desse trabalho que é de extrema relevância para a UnirG e, assim, evitar a evasão das aulas”, disse Tânia Lago.
Ainda conforme a professora, o programa foi criado para atender os estudantes que estejam com dificuldades para continuar os estudos, sejam por motivos financeiros, de aprendizagem ou psicológicos.
O momento de pandemia tem despertado incertezas em muitos alunos e a Instituição implantou o Help para ajudá-los. Um formulário on-line é disponibilizado no site da Instituição para posterior análise da equipe técnica do Programa, que dará os devidos encaminhamentos.
“A UnirG está empenhada em conhecer a problemática de cada aluno. Em alguns casos, a limitação na aprendizagem em casa ocorre pelo fato dele não conseguir concentrar ou ter um espaço tranquilo para o estudo. Em outros, o motivo é a falta de habilidade com as ferramentas que foram disponibilizadas para as aulas remotas”, completou a psicóloga.
Há relatos também daqueles que toda a família ficou desempregada e por isso, querem desistir dos estudos. “São histórias de pessoas que precisam recomeçar e não sabem por onde. Esse é nosso papel, dar o apoio psicológico para nossos acadêmicos para tentarem encontrar uma saída. Estamos aqui para acolhê-los diante dessa situação tão difícil para todos”.
Conforme o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, foi criada uma equipe técnica que irá analisar as situações por motivos financeiros. “A fase inicial de coletas de dados dos estudantes em situação de vulnerabilidade está sendo finalizada. Nos próximos dias vamos tomar as devidas providências para efetivar a necessidade dos acadêmicos cadastrados”.
O presidente disse ainda que os casos serão analisados por uma assistente social, que irá investigar a questão socioeconômica do estudante. “O objetivo é para que o resultado seja o mais isento possível, de acordo com os próprios parâmetros que a Instituição irá estipular para que o atingido consiga seu intento e, assim, possamos preservar a condição de vínculo com a Instituição”, afirmou Benfica.
Help
O Programa de Apoio ao Aluno – Help está vinculado à Pro-Reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da UnirG e tem o objetivo de orientar os acadêmicos de toda Instituição, acerca de como resolver suas demandas estudantis.