UnirG entrega ao Mesa Brasil os alimentos arrecadados pelo 37º Cidadão Universitário

logo

Conecte conosco

UnirG entrega ao Mesa Brasil os alimentos arrecadados pelo 37º Cidadão Universitário

“Faça pelo próximo quando não se pode estar próximo”. Com o foco na solidariedade, a 37ª edição Cidadão Universitário da Universidade de Gurupi – UnirG sensibilizou a comunidade a contribuir com as doações de alimentos, de sangue e cadastro de medula óssea.

Na manhã de hoje, 28, foi entregue simbolicamente a quantia de 1.200 kg de alimentos não perecíveis arrecadados pelo Cidadão. Os alimentos foram repassados ao programa Mesa Brasil, que distribuirá a oito entidades filantrópicas de Gurupi. A cerimônia ocorreu no auditório do campus I da Instituição com a abertura da apresentação artística de alunos da Casa de Cultura, Matheus de Holanda e Guilherme Vieira.

Estiveram compondo a mesa, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o presidente da Fundação UnirG, Drº Thiago Miranda, a reitora Draª Sara Falcão, a coordenadora do projeto e pró-reitora de extensão, cultura e assistência estudantil, Me. Miréia Aparecida Bezerra, presidente do Fecomércio, Itelvino Pisoni, e o procurador jurídico e vereador, Ivanilson Marinh. Participaram ainda, o vice-reitor, Me. Jeann Ferreira, coordenadores de cursos, professores, além de representantes das entidades beneficentes.

Mais de 350 famílias serão contempladas com as doações. As instituições que vão receber os donativos são: Casa do Idoso, Casa de Passagem Criança Cristã, Centro Espírita Bezerra de Menezes, Casa de Recuperação Maanaim, Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Gurupi, Paróquia Universitária São Judas Tadeu, Igreja Assembleia de Deus Madureira e Rotary Club.

A coordenadora do projeto agradeceu a participação de todos que se envolveram e abraçaram a causa. Apesar da pandemia, com o afastamento dos estudantes, a expectativa foi superada. “A maioria dos acadêmicos estão em aulas remotas, mas mesmo assim houve a dedicação daqueles que moram até em outras cidades se mobilizando e arrecadando alimentos. Servidores da UnirG e da Prefeitura também contribuíram, superando nossa expectativa na arrecadação e assim contribuindo com número significativo de famílias”, disse a pró-reitora.

Conforme Itelvino Pisoni, são 15 anos recebendo doações do Cidadão, que somam ao longo desse tempo mais de 83 toneladas de alimentos. “Agradecemos os alunos, a UnirG e a todos que colaboraram, além daquele que se propõe ao trabalho voluntário, dedicando ao trabalho social. O Mesa Brasil não consegue fazer a distribuição dos alimentos sem essas pessoas que se doam a ajudar ao próximo. A solidariedade é ainda mais necessária, essa pandemia é nossa responsabilidade é fazer com que as instituições olhem para essa causa”, disse.

“Como o Cidadão evoluiu ao longo dos anos, desde quando fui calouro dessa Instituição. Vejo o quanto a UnirG e entidades são necessárias e valiosas para Gurupi e região. Parabenizo o trabalho realizado pela nossa cidade”, falou Ivanilson Marinho.

“O trote solidário da UnirG é um exemplo para todo o Tocantins. Mesmo com a pandemia estamos conseguindo ajudar a comunidade em um momento tão complicado. Agradeço os que contribuíram e queremos a participação mais efetiva de todos para que no próximo semestre possamos ampliar o projeto e contemplar mais entidades beneficentes”, disse Thiago Miranda.

De acordo com a reitora, são ações positivas que fazem a diferença na formação do cidadão, que beneficia o desenvolvimento da sociedade. “A UnirG faz diferença nas famílias carentes da cidade e da região. Queremos também levar o projeto para o campus de Paraíso, para que mais pessoas possam ser beneficiadas. Muito obrigada a cada colaborador que dedicou a alegrar uma família necessitada”, afirmou a reitora.

O padre José Francisco, da Paróquia Universitária São Judas Tadeu, do setor Parque das Acácias, ressaltou a importância das doações do Cidadão. “Essa parceria com a Universidade e o Mesa Brasil é de suma importância, pois vem agregar com os trabalhos que já desenvolvemos na nossa igreja. Cada ajuda é de grande valia e me sinto feliz de estar recebendo essas cestas que vão servir muito a nossa comunidade. Atualmente, em nosso setor a fome cresceu muito, mas as ajudas têm nos sustentado”, completou o padre.

Para finalizar, a prefeita disse também que a união de todos é necessária para que mais famílias sejam atendidas, com maior qualidade. “As demandas de nossa cidade são grandes e os recursos insuficientes. O Cidadão vem contribuir com nossa comunidade, tornando-se um projeto de toda a cidade. É importante essa mudança de estratégia para enfatizar ainda mais a solidariedade, somente tenho a parabenizar a UnirG, principalmente, nesse momento pandêmico que estamos vivendo, em que muitas famílias estão com dificuldades financeiras”, falou Josi Nunes.

A doação de bolsas de sangue e o cadastro no banco de medula óssea também fizeram parte das doações no Núcleo de Hemoterapia de Gurupi.

O Cidadão Universitário UnirG comemora 18 anos de existência, colaborando com milhares de famílias carentes de Gurupi e de cidades vizinhas, que recebem a cada semestre doações do projeto.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA