Este ano, em que a Universidade de Gurupi – UnirG celebra o 34º aniversário, comemora também a aprovação da paridade dos votos para o processo eleitoral da Reitoria da Instituição. A decisão do Conselho Acadêmico Superior da UnirG (Consup), ocorreu em reunião extraordinária ontem, 06, com 15 votos favoráveis e duas abstenções, no auditório do Centro Administrativo.
Com o novo modelo, os votos passam a ter o mesmo peso, de 33,3%, independente da categoria. Anteriormente, o critério de proporcionalidade dos votos nos segmentos era de 70% para professores, 15% para servidores técnico-administrativos e 15% para acadêmicos.
Conforme a reitora e presidente do Consup, Ma. Sara Falcão, a aprovação possibilita a democracia na Instituição. “É uma conquista porque mostra uma gestão democrática e isonômica em tratar a nossa comunidade acadêmica, beneficiando a todos de forma igualitária”, afirmou a reitora.
Um relatório da Universidade de Brasília (UnB), de 2012, mostrou que das 57 universidades federais, 37, já usavam o sistema paritário no Brasil.
Consup
O Conselho Acadêmico Superior é o órgão de função normativa e deliberativa máxima da Universidade de Gurupi, em assuntos de política acadêmica e administrativa. O Consup é composto por membros natos e titulares representantes da Apug, Asaunirg, DCE e comunidade.
Sara Falcão relatou ainda o comprometimento e o empenho em novas conquistas que visam a democracia e a qualidade do ensino. Ela destacou outra ação importante para a Instituição que é a reformulação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2019 a 2023).
“A UnirG está reestruturando o PDI e nós disponibilizamos um link http://twixar.me/pvFn, com um questionário aberto para que a comunidade acadêmica e a população contribuam. Convidamos todos a participarem da elaboração desse documento que é fundamental para o futuro da nossa universidade”, frisou a reitora.
O PDI será reestruturado para os próximos cinco anos, constituindo-se num documento que identifica a UnirG, no que diz respeito ao trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à organização e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.