A Universidade de Gurupi – UnirG comemora neste dia, 15, 34 anos de história. E dando continuidade à programação de aniversário a, Instituição nesta manhã presenteou à comunidade de Gurupi com o primeiro laboratório de pesquisa exclusivo em produtos naturais e vegetais da região sul do Estado: a UAP – Unidade de Apoio a Pesquisa em Produtos Naturais e do Laboratório Vocacional de Análise de Alimentos de Origem Vegetal. A cerimônia ocorreu no Ambulatório de Saúde Comunitária da Instituição.
Estiveram presentes, a reitora da UnirG, Ma. Sara Falcão, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, as coordenadoras dos projetos, autoridades local e servidores da UnirG.
A coordenadora do Laboratório Vocacional de Análise de Alimentos de Origem Vegetal, Ma. Adriana Santiago Terra, declarou que para implantar o laboratório foi preciso usar estratégias importantes para conseguir captar recursos, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“Somente um gestor de visão e influências no cenário nacional sabe a importância do investimento em pesquisa para o desenvolvimento regional, trazendo essa conquista para Gurupi. Aqui teremos a oportunidade de atender não somente o Tocantins, mas também outros estados”, ressaltou Terra.
“No local serão desenvolvidas análises química ou física de produtos derivados de origem vegetal, como: sementes, farinhas, sucos, entre outros, com intuito de melhorar a qualidade dos produtos produzidos pelos pequenos e médios agricultores rurais”, completou a coordenadora técnica, professora Ma. Erika Almeida.
O projeto tem apoio financeiro do MAPA, além do investimento em estrutura física com a contrapartida de recursos próprios da UnirG.
Unidade de Apoio a Pesquisa
Na sequência, a coordenadora da Unidade de Apoio a Pesquisa (UAP), Drª Nelita Gonçalves Faria de Bessa, também falou aos presentes sobre a importância do investimento do governo federal em pesquisa para a região e bioma Cerrado, e ainda enfatizou que a UnirG é feita pelos esforços de muitos.
“A união entre poder público, academia e a comunidade fortalece a concretização da pesquisa em políticas públicas de interesse da atenção primária em saúde, e assim, traz benefícios para nossa região. As plantas curam e são potentes, mas precisamos ter o uso seguro e eficaz, por isso é importante trabalhar o processamento para a utilização delas como terapêutica complementar na atenção primária a saúde. O ensino, a pesquisa e a extensão são articulados as pesquisas em produtos naturais, sendo a UAP um espaço equipado para alavancarmos estudos com plantas do Cerrado e também exóticas de ciclo curto, para fins fitoterápicos”.
A professora do curso de Farmácia, Ma. Miréia Bezerra, também compõe a equipe do projeto de pesquisa.
O projeto UAP foi submetido via edital de chamada pública pela Finep Inovação e Pesquisa – Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com apoio financeiro incluindo a reforma e ampliação laboratorial e aquisição de equipamentos.
“Termos laboratórios que vão contribuir para o crescimento, não somente da UnirG, mas de toda a região é um reconhecimento de valorização de todos que fazem parte dessa história, usando a pesquisa como meio de desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou Sara Falcão.
“Não medimos os esforços para que os recursos adquiridos pelas nossas professoras por meio dos projetos dedicados a nossa UnirG fossem executados com bastante cautela, e assim, beneficie a população. Temos avançado nos últimos anos, porque temos uma gestão compromissada e preocupada com o futuro da nossa cidade”, disse Benfica.
Para Laurez Moreira, esse foi um passo importante para mostrar o tamanho da UnirG, servindo como exemplo para região. Cada dia a Instituição tem melhorado e os desafios são constantes. “É possível desenvolver por meio da pesquisa, uma área em que poucos projetos são explorados. Há verbas destinadas para isso e vamos buscar esse meio para trazer o desenvolvimento para nossa região. Temos o dever de integrar UnirG, prefeitura e comunidade e sabemos que a pesquisa é importante para ajudar a população que precisa. Queremos ser modelo para o Tocantins” , finalizou o prefeito.
Ao final, os presentes visitaram os laboratórios para conhecer as instalações do local.
Programação do aniversário da UnirG
Nesta tarde, foi inaugurada a Clínica Escola de Enfermagem em que houve o momento de assinatura do convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, no anexo da UBS da Vila Pedroso.
A partir das 17h30, será inaugurada a obra do Parque Mutuca II, no Setor Novo Horizonte.
Às 18h30, no campus II, ocorrerá o momento dos parabéns dos 34 anos da UnirG. Na ocasião, será servido um bolo aos presentes reunindo ainda os gestores, servidores e alunos da Instituição, encerrando assim, as festividades de comemoração da data.