O Tocantins passa a contar com 77 capelães formados pela Unipas. A Unipas Capelania Internacional – Unidade Tocantins ministrou, recentemente, em Palmas o curso básico de capelania para segunda turma.
Um grupo de 21 pessoas de várias denominações participou das atividades que foram realizadas na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Madureira, da quadra 206 sul – (AD-22). O curso foi ministrado pelo diretor e vice-diretor da Unipas no Tocantins, os pastores Halley Olímpio dos Santos e Antônio Barros Gomes, respectivamente.
A Unipas Capelania Internacional é definida como uma entidade sem fins lucrativos, compromissada com a verdade e compaixão de Jesus pelo próximo e aos mais necessitados que, por motivos distintos foram retirados do convívio de suas famílias e da sociedade. Os capelães são preparados e credenciados para atuarem em hospitais, presídios, escolas, junto à Polícia Militar, no ambiente pós desastres e de modo geral no trabalho de ação social.
Para o anfitrião, pastor Gizelson Monteiro, dirigente da AD-22, participar do curso foi uma experiência enriquecedora uma vez que as informações compartilhadas orientam o candidato à capelania sobre a magnitude de todo o trabalho da Unipas. “Participar o curso nos ajudou a ter uma maior compreensão sobre amar pessoas e com isso nos aproxima do que é realizar a obra de Deus com excelência”, avaliou o pastor informando que já está empenhado em formar uma nova turma para o mês de maio, em Palmas.
Atuação
Com sede em Nova Jersey (EUA) e já presente em 21 países e 24 estados brasileiros, a entidade foi fundada em 1999 pelo bispo brasileiro Gustavo Adiers com o intuito de promover a unificação de pastores e líderes evangélicos da língua portuguesa ao redor do mundo, para troca de experiências e informações sem barreiras denominacionais, culturais ou territoriais. Estabelecer novos distritos da entidade nos estados brasileiros e no exterior, promover cursos de capelania voluntária em várias áreas, credenciamentos internacionais e a realização de intercâmbios também são objetivos da Unipas. Internacionalmente a entidade é presidida pela pastora Maria Carmem Adiers e o pastor Stenio Marques Alexandre, este também preside a Unipas Nacional.
Tocantins
No Tocantins, a diretoria estadual está instalada em Palmas e é dirigida pelo Pastor Halley Olímpio, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Madureira, da quadra Arse 24. A diretoria da regional sul com sede em Gurupi está sob a direção do Pastor Gilberto Correia da Igreja Batista Sião. (Endereço e contato em Palmas: Quadra 1105 sul, al. 09, Lt. 02.
Novas turmas
Segundo o diretor da Unipas/Tocantins, Pastor Halley Olímpio, o próximo curso para novos capelães acontecerá na Regional Sul, na cidade de Gurupi, no próximo dia 27 de abril, das 8h30 às 17h30. A regional Sul é dirigida pelo jornalista e capelão Gilberto Correia. A anfitriã é Pastora e Capelã Silém da Igreja Batista Sião.