Ação foi viabilizada pela Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso com foco no emocional e na profissionalização
Com o objetivo de trabalhar questões emocionais, vida familiar e profissional, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) proporcionou a custodiadas da Unidade Penal Feminina (UPF) de Miranorte e de Palmas, uma palestra motivacional seguida de oficina sobre confecção de placas decorativas 3D em gesso e cimento, com carga horária de 24 horas e certificação.
A ação foi viabilizada pela Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso e ocorreu nos dias 21 e 22 na UPF de Palmas e na segunda e terça-feira, 27 e 28, na UPF de Miranorte, promovida pelos responsáveis técnicos vinculados à Secretaria de Educação (Seduc), Israel de Freitas e Walltinete Pereira.
Para o gerente, Dilson Júnior, “o Projeto visa capacitar as custodiadas para quando retornarem à sociedade tenham uma qualificação específica e as parcerias firmadas são de suma importância na promoção da educação profissionalizante, a exemplo do que já vem ocorrendo em diversas unidades penais do Tocantins”, pontuou.
Construindo Valores Sociemocionais
A custodiada K.L.M falou sobre o que aprendeu nesses dois dias e como pretende aplicar a técnica após o cumprimento da pena.
“Antes de vir para o curso eu não tinha muita perspectiva. Não planejava como seria lá fora, mas agora vejo que já tenho um caminho por onde posso começar. Quero agradecer pela oportunidade da ação, porque com ela aprendi que merecemos uma segunda chance, devemos acreditar em nós mesmas e que posso chegar aonde desejo chegar e fazer tudo diferente, até mesmo nas coisas mais simples”, enfatizou.