Governo do Tocantins tem trabalhado, por meio de suas unidades penais, ações sociais que reinsere socialmente a pessoa em privação de liberdade e fortalece o vínculo com a sociedade
Com o objetivo de promover o bem social, policiais penais, equipe de servidores e custodiados da Unidade Penal de Araguatins doaram para o Hospital Regional do município produtos cultivados na horta da unidade. Foram entregues 30 pés de alface para contribuir com a alimentação das pessoas em recuperação.
Para o custodiado L.C., a doação é uma oportunidade de reconhecimento. “Eu estou muito feliz em saber que estou contribuindo com esta missão, e que através do meu trabalho eu posso ajudar pessoas da comunidade que estejam em situação de necessidade. Tive a oportunidade de me profissionalizar e espero que seja uma forma da sociedade me reconhecer por minhas boas ações”, finalizou.
O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Orleanes Alves de Sousa, destacou a importância desse tipo de iniciativa para a reinserção social. “Nós priorizamos estas ações e benfeitorias para a população, pois estes atos servem para mostrar que o preso pode oferecer serviços e bens de qualidade para melhorar a vida das pessoas, além de terminar de vez com o estereótipo de que quem vive em situação de cárcere não merece uma oportunidade social”.
“Quando iniciamos o projeto da horta, a intenção foi de dar uma devolutiva social. Ou seja, vai além de colocar o preso para aprender sobre agricultura e trabalhar, o foco é o bem social. É importante ressaltar que hoje a horta da nossa unidade se auto sustenta, os insumos para sua manutenção vêm em sua maior parte da sua própria produção que contribui para melhorar a alimentação dos presos e servidores, além de podermos doar para órgãos, entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou o chefe da Unidade Penal de Araguatins, Herberson Vieira.