Os estudantes classificados vão direto para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude que acontecem em Blumenau, Santa Catarina, ainda neste ano
As últimas disputas da fase estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) ocorreram neste sábado, 24, em Palmas. Estudantes de todo o Estado disputaram as competições de judô, tênis de mesa e xadrez, nas categorias de 12 a 14 e 15 a 17 anos. Vôlei de praia, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, natação e atletismo foram disputados na sexta-feira, 23.
Os estudantes classificados serão os representantes do Tocantins na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), a maior competição interescolar do Brasil, que acontece em Blumenau, Santa Catarina, de 16 a 30 novembro.
Em primeiro lugar no xadrez, na categoria de 12 a 14 anos, foi classificado o estudante Matheus de Souza Brito, do Centro Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos (Cemil), de Palmas, que contou como se preparou para a competição. “Sempre gostei de jogar xadrez e treinei bastante, na escola, em casa, com a ajuda de aplicativo para celular para estar pronto e dar o meu melhor”.
Já o estudante Pedro Vitor dos Santos da Silva, do Centro de Ensino Médio (CEM) Taquaralto, de Palmas, contou que atingiu seu objetivo, com muito esforço e dedicação. “Eu treino todos os dias e estive focado nas competições. Eu acredito que com empenho e persistência a gente consegue realizar nossos sonhos”, afirmou.
Outra campeã no judô, Giovanna Almeida, do Colégio Municipal Duque de Caxias, de Palmas, comemorou a vitória. “Eu treinei todas as manhãs para estar aqui e estou contente pois essa é minha primeira vez na competição”, finalizou.
As competições da etapa final dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) reuniram mais de 1.200 alunos de escolas públicas e particulares, de 90 municípios tocantinenses.
Jets
Esta é a 29ª edição dos Jets. Ao longo dos anos, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) vem trabalhando para aperfeiçoar este importante instrumento de desenvolvimento das habilidades físicas dos estudantes.
Também é objetivo dos Jets promover a integração e a inclusão social por meio das práticas desportivas, bem como o Parajets que, como esporte escolar adaptado, oportuniza a interação social e o desenvolvimento das aptidões de estudantes com deficiência física, visual e intelectual.