Tocantins tem o segundo melhor fornecimento de energia do país, aponta Aneel

logo

Conecte conosco

Tocantins tem o segundo melhor fornecimento de energia do país, aponta Aneel

Em ranking divulgado pela Aneel, a Energisa Tocantins ocupa o segundo lugar entre as distribuidoras de energia com mais de 400mil consumidores.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o serviço de distribuição de energia elétrica do Tocantins está entre os melhores do Brasil, ocupando o segundo lugar no ranking entre todas as distribuidoras de energia do país com mais de 400 mil consumidores. O levantamento mostra o desempenho e eficiência das distribuidoras de energia com relação aos limites e indicadores preestabelecidos pelo órgão regulador. A informação foi publicada nesta terça-feira (15) pela Aneel, e avaliou os serviços prestados pelas concessionárias de todo o país em 2021.

Todos os anos, a Aneel analisa o Desempenho Global de Continuidade (DGC) do ano anterior. O estudo faz uma comparação entre a quantidade de horas e o número de vezes que o cliente ficou sem energia no ano. O indicador DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) é usado para medir as horas que o cliente fica sem luz e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor) acompanha quantas vezes o fornecimento foi interrompido. Neste levantamento, a Energisa Tocantins se mostrou com um desempenho melhor superior ao estabelecido para o estado, que leva como base os desafios geográficos, clima e investimentos para a região.

A Energisa Tocantins já vem de um histórico contínuo de melhoria significativa no ranking Aneel. Em 2015, quando assumiu a concessão do Estado, por exemplo, o DEC (duração) era de 37,4h e o FEC (frequência) de 17,2 vezes. Em 2021, os números caíram para 15,9h (DEC) e 6,1 vezes no ano (FEC), conforme gráfico abaixo:

O Grupo Energisa, o maior grupo privado nacional do setor elétrico, teve nove de suas empresas entre as primeiras colocadas: na relação das concessionárias de grande porte (mais de 400 mil unidades consumidoras), sete empresas do Grupo estão entre as 12 melhores, sendo a Energisa Tocantins a empresa com a melhor posição do Grupo. Já entre as distribuidoras de pequeno porte, duas empresas do Grupo Energisa aparecem entre as oito melhores.

Atualmente, a Energisa Tocantins atende a aproximadamente 632,8 mil clientes, distribuídos pelos 139 municípios tocantinenses.

A comerciante Lúcia Santos reconhece a melhoria no fornecimento de energia elétrica. “Moro aqui em Palmas há mais de duas décadas e é notório o quanto o fornecimento de energia melhorou nos últimos anos. Sou comerciante e hoje dificilmente somos surpreendidos com a falta energia, que tempos atrás era constante. Isso nos garante a trabalhar de forma mais segura”, afirma.

A dona de casa Janina Cláudia é outra cliente que aponta a percepção dessa melhoria. “O atendimento em si evoluiu bastante. Estou muito satisfeita com a energia que chega aqui em casa. Os canais digitais que a empresa disponibiliza agiliza e facilita na hora do atendimento e quando preciso consigo resolver sem sair de casa”, comenta.

O bom resultado está diretamente ligado aos investimentos feitos pela Energisa ao longo dos quase oito anos de atuação no estado, que já ultrapassaram o montante de R$ 2 bilhões. Somente em 2022, a concessionária investirá R$ 364,7 milhões na região, quantia que é cerca de 50% superior à cifra estimada para 2021 (R$ 243 mi).

Segundo Alessandro Brum, Diretor-presidente da Energisa Tocantins, o sistema elétrico no estado tem recebido melhorias e expansões continuamente. “Atuamos para transformar investimentos em qualidade real percebida no dia a dia dos tocantinenses. Buscamos proporcionar ao estado a estrutura necessária para seu crescimento econômico e social. Este resultado mostra que estamos no caminho certo, gerando empregos, desenvolvimento e entregando uma energia de qualidade e de forma contínua para os nossos clientes. E ainda vamos fazer muito… Não vamos diminuir o ritmo”, pontua.

Para o diretor Técnico e Comercial da Energisa Tocantins, Guilherme Damiance, outro ponto fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços são as equipes que estão nas ruas cuidando para que os clientes não fiquem sem energia elétrica. “Hoje, temos cerca de 1.400 colaboradores próprios, espalhados por todo o estado e, sem dúvida alguma, o compromisso de cada um deles faz toda a diferença nos nossos resultados e entregas aos tocantinenses. Essa conquista é mérito e um reconhecimento ao trabalho de cada um”, afirma.

 

Obras em todos os municípios

Para 2022, a maior parte da alocação dos recursos na distribuição será direcionada modernização e ampliação do sistema elétrico; ao combate ao furto de energia; à renovação das frotas e às obras de melhoria da qualidade do fornecimento.

Ainda este ano, a Energisa planeja realizar diversas obras que vão contribuir para a melhoria e a ampliação do fornecimento de energia, como os novos pontos de conexão com a Rede Básica em Caseara e em Dianópolis, possibilitando maior robustez no atendimento das regiões Centro e Sul do estado.  Entre as obras já realizadas em 2021, vale destacar a nova SE Luzimangues Industrial, a conexão com a Rede Básica em Colinas, a ligação de mais de 25 mil clientes e implantação de novas tecnologias de proteção e recomposição do sistema, com a instalação de equipamentos como tripsaver, religadores e seccionalizadores automáticos, que trazem melhoria direta na redução das faltas de energia.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA