Na ocasião foram apresentados os trabalhos realizados e as necessidades do Estado, buscando as portarias de habilitações para pactuações de custeios.
Em reunião, na terça-feira, 11, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini e o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando apresentaram ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, propostas para ampliação dos recursos oriundos do Ministério da Saúde (MS), ao Estado do Tocantins. O evento teve participação do senador Eduardo Gomes e do deputado federal Carlos Henrique Gaguim.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Dr. Edgar Tollini, na ocasião foram apresentados os trabalhos realizados e as necessidades do Estado, buscando as portarias de habilitações dentro do Ministério, para pactuações de custeios.
“O ministro se colocou à disposição do Tocantins, para que possamos fazer um trabalho que coadune as responsabilidades do Estado como gestor da Saúde Pública e as responsabilidades do Ministério, como maior fomentador de recursos para a Saúde”, explicou Tollini.
Ainda segundo o secretário, “vamos apresentar um trabalho para que esta parceria seja eficaz na transmissão de recursos ou na realização de consultorias especializadas para que possamos fazer um raio-X de toda a Saúde do Tocantins, seja ela regional, municipalizada ou estadualizada”, afirmou.
Para as consultorias, Tollini afirmou que o Brasil dispõe de entidades capacitadas de “altíssima qualidade” que podem ajudar a mapear a saúde pública do Tocantins, como a Fundação Getúlio Vargas, a Fiocruz e a Fundação Dom Cabral.