Profissionais do Amazonas, Pará, Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá participam presencialmente do evento
Com profissionais da área educacional em saúde de toda a região norte brasileira, ocorreu na terça-feira, 22, a abertura da Oficina Regional Norte – RedEscola. O evento coordenado pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) ocorre até a quarta-feira, 23, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas e tem o objetivo de debater avanços para a formação e qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), dos estados do Tocantins, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.
Participaram da abertura do evento, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems), Conselho Estadual de Saúde (CES), Ministério da Saúde (MS) e RedEscola.
Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “essa oficina vai fazer reflexões em relação ao futuro e ao presente. Enquanto rede formadora precisamos sempre buscar aprimorar os nossos núcleos de educação permanente, para qualificar os nossos trabalhadores e melhorar a nossa realidade. No Tocantins estamos avançando muito, graças a Deus e aos esforços de cada um dos nossos 16.000 trabalhadores da saúde, a quem quero agradecer e em especial a toda a equipe da ETSUS que esteve à frente da organização desse evento”.
A diretora da Escola Tocantinense do SUS Dr º Gismar Gomes (ETSUS), Raimunda Fortaleza afirmou que, “esse é um marco histórico, é o primeiro encontro das escolas do sistema único de saúde da região norte do país, então é algo muito importante e diferente. Estamos aqui para fortalecer ainda mais a educação na saúde, é o nosso compromisso tem esse comprometimento para melhoria do SUS”.
A coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da (RedEscola), Márcia Fausto, afirmou que “para mim é uma honra de ver o povo do norte aqui reunido, agradeço pela presença de todos. Quero dizer que o trabalho da rede é exatamente esse, de articular, juntar, pensar de forma colaborativa o trabalho da área da educação da saúde. Estamos aqui colocando em prática o nosso sonho de fortalecer a nossa área, e isso é o resultado de muitos que acreditam no trabalho da Redescola”.
“Sou do Amapá, tenho quatro anos de trabalho no SUS e atuo na área de direito em saúde. Já estava com expectativas altas, mas a oficina superou todas elas logo no começo com apresentações lindas, organização e acolhimento excelente. Espero que seja a primeira de muitas outras oficinas”, destacou a gerente do Núcleo de Pesquisas e Estágios da Escola de Saúde Pública do Amapá (ESP/Amapá), Virgínia Lourenço.
A enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional de Araguaína (NEP/HRA), Sandra Helena de Lima, participou da abertura e pontuou que “fomos convidados pela ETSUS para participar desse evento, que reúne todas as outras escolas do norte do Brasil, os profissionais que atuam na educação em saúde. Poderemos ter a oportunidade de conhecer esses outros profissionais atuantes da mesma área e compartilhar saberes para melhorar a nossa assistência aos usuários do SUS, através da educação”.
“Nossa gratidão pela oportunidade deste encontro acolhedor. Somos do norte, com nossas diversidades nas mais diferentes amazônias. A oficina vem ao encontro das nossas necessidades, do fortalecimento do trabalho em rede, da troca de experiência e da construção para integrar ensino e serviço, e assim produzir mudanças no cotidiano do usuário do SUS por meio da educação na saúde. Rondônia está muito contente por fazer parte deste coletivo desafiador e encantador”, disse a representante de Rondônia, Marcela Milrea Araújo Barros.