Tocantins passa de 8,4 mil focos de incêndio; fogo atinge áreas de preservação e parques estaduais

logo

Conecte conosco

Tocantins passa de 8,4 mil focos de incêndio; fogo atinge áreas de preservação e parques estaduais

 Na maior parte do estado não chove há mais de 120 dias; situação é de alerta máximo.

O número de queimadas no Tocantins passou de 8,4 mil nesta quinta-feira (17) e na maior parte do estado não chove há mais de 120 dias. O fogo atinge áreas de preservação como os parques estaduais do Jalapão e do Cantão. Na serra de Taquaruçu, em Palmas, o fogo se espalha há quase vinte dias e apesar do esforço dos brigadistas a região não para de queimar.

No Jalapão, um dos pontos turísticos mais visitados do estado, a altura do fogo surpreendeu quem trabalha no combate às queimadas. “Tá dando o quê aí, uns seis metros de altura? Essas chamas [sic]”, questionou um brigadista. “Tá bem mais”, respondeu outro.

As chamas estão por todo o estado, na mata e no pasto, colocando em risco também os animais. Um vídeo feito em uma fazenda mostra vários bovinos com medo do incêndio. “Fogo tá se aproximando, o gado tá encolhido ali no canto, o fogo se aproximando”, comentou uma mulher.

Equipes do Exército vão começar nesta quinta-feira (17) o combate ao fogo no Parque Estadual do Cantão. Com apoio de helicóptero, bombas costais e sopradores, os soldados devem reforçar o trabalho das equipes locais.

“O fogo tá intenso, tá muito violento por causa do vento, do tempo muito seco e a gente tá procurando pessoas pra nos ajudar [sic]”, comentou o brigadista Gilson Fernandes da Costa.

Desde o fim de julho, o Tocantins está na zona vermelha do mapa do Brasil. Isso significa, alerta de risco alto. Todo o estado está propício para novos focos de incêndio por causa das condições climáticas e vegetação seca. Quanto mais a temperatura sobe e a umidade baixa, maior é a preocupação.

“O estado inteiro está propicio a fogo em vegetação, e a população tem que entender que ela não deve fazer qualquer tipo de queimada, nem mesmo ali no seu quintal, quanto mais pra limpar uma área maior, um lote, ou um terreno”, afirmou o coordenador da Defesa Civil estadual, Antônio Luíz Soares.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA