logo

Conecte conosco

Tocantins participa de seminário para o controle da hanseníase

Na ocasião, a Pasta irá compartilhar a experiência exitosa do Estado no fluxograma do serviço de controle da doença 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participa do Seminário: Referências para o Controle da Qualidade de Baciloscopia em Hanseníase. O evento em formato de videoconferência é organizado pela Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUHAM) e acontece no dia 27 de março, às 14 horas. A instituição é um Centro de Referência nas áreas de hanseníase, dermatologia tropical e infecções sexualmente transmissíveis.

O farmacêutico e bioquímico do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), Helvio Neves Mangabeira, representa o Tocantins no evento e abordará Fluxogramas do serviço de Controle de Qualidade de Baciloscopia em hanseníase oferecido para rede de laboratórios no Estado do Tocantins.

“O objetivo do fluxo  de Controle de Qualidade é monitorar os  laboratórios públicos e privados do Tocantins para padronizar o diagnóstico de baciloscopia nos laboratóriosda rede estadual e dar mais segurança e confiabilidade para os resultados do diagnóstico de Hanseníase, mesmo sabendo que o diagnóstico é clínico, a realização da baciloscopia é utilizado pelo profissional médico para fazer  a diferenciação do tratamento que será indicado”, destacou o  farmacêutico.

A diretora do LACEN-TO, Jucimária Dantas, destacou que “a participação da SES-TO neste Seminário é uma oportunidade de compartilhar a nossa experiência de organizar e coordenar a Rede Laboratorial do Tocantins, como estamos atuando e avançando, bem como o Programa de Controle de Qualidade Laboratorial que temos disponibilizado aos integrantes desta Rede, direcionada Laboratórios que realizam exames de interesse em saúde pública, em especial para a baciloscopia de Hanseníase, visto o Tocantins ser um estado endêmico para esta doença”.

Serviço

O Programa de Controle de Qualidade Laboratorial (PCQL) ofertado gratuitamente pelo LACEN-TO, unidade Palmas e Araguaína (LSPA) realiza o monitoramento do diagnóstico laboratorial dos agravos de interesse em Saúde Pública, realizados pelas unidades de saúde (públicas e privadas), cadastradas no programa.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA