Tocantins participa da 14ª Conferência Nacional do SUAS e integra debates que reúnem mais de 2 mil pessoas em Brasília

logo

Conecte conosco

Tocantins participa da 14ª Conferência Nacional do SUAS e integra debates que reúnem mais de 2 mil pessoas em Brasília

Delegação do Tocantins participa das discussões nacionais que celebram os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social, fortalecendo as políticas públicas para os 139 municípios do estado.

Mais de 2 mil participantes de todo o país se reúnem entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2025, em Brasília, para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), mostra presença ativa no evento que marca os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e reúne gestores, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil no maior espaço democrático da política de assistência social no Brasil.

Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência promove debates sobre avanços, desafios e o fortalecimento da política pública para os próximos anos. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e está acontecendo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O Tocantins participa das discussões por meio do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/TO), com apoio da Setas. Participam do evento 34 delegados, eleitos democraticamente, além de 11 observadores técnicos da Setas, que acompanham os debates e atividades da conferência, ampliando o espaço de participação qualificada do estado.

A diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e dos Programas Especiais da Setas, Rosane Voltorini, reforça a importância do encontro: “A participação do Tocantins reafirma nosso compromisso com o aprimoramento contínuo da gestão e com a construção coletiva de estratégias para garantir a proteção social à população que mais precisa.”

Na etapa estadual da Conferência no Tocantins foram aprovadas 15 propostas, sendo dez para o Estado e cinco para União, que agora seguem em discussão na plenária nacional.

A presidente do Ceas/TO, Maria Nágila Praigida, ressalta a relevância da conferência para o diálogo federativo: “Este espaço é essencial para transformar demandas da sociedade em diretrizes que orientem a política de assistência social.”

O conselheiro do município de Paraíso e integrante da delegação estadual, Diomar Dias Ferreira, afirma que o Tocantins contribui ativamente para a elaboração de propostas: “Estamos comprometidos em defender um SUAS forte, democrático e acessível, com deliberações que atendam às necessidades da população.”

Eixos Temáticos

Os debates estão organizados em cinco eixos temáticos: Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades; aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecimento da proteção social e da inclusão; gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente e sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.

Programação

A programação conta com debates temáticos, plenárias deliberativas, atividades de participação social, grupos de trabalho, celebração dos 20 anos do SUAS, homenagens e plenária final. Ao final das discussões, serão aprovadas até 18 deliberações nacionais, que deverão orientar a política de assistência social em todo o país.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.