Conecte conosco

Tocantins lidera ranking de cidades mais quentes do Brasil com temperaturas acima de 40°C, entre elas a cidade de Gurupi

Seis municípios tocantinenses aparecem entre os 10 locais mais quentes do país, segundo dados do Inmet. Peixe ocupa o primeiro lugar com 42°C. Estado enfrenta também alertas de baixa umidade.

O estado do Tocantins vem registrando temperaturas extremas nos últimos dias. Seis cidades do estado entraram no ranking dos 10 lugares mais quentes do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No topo da lista está o município de Peixe, localizado no sul do estado, que registrou impressionantes 42,1°C nas últimas 24 horas.

Além de enfrentar esse calor extremo, Tocantins também está sob dois alertas de baixa umidade. O primeiro é o nível amarelo, que cobre todo o estado, enquanto o segundo, de nível laranja, aponta perigo e abrange quase todo o território tocantinense, exceto a região norte e o Bico do Papagaio.

Seis cidades do Tocantins entre as mais quentes

O ranking das 10 cidades mais quentes do Brasil, divulgado pelo Inmet, inclui as seguintes cidades tocantinenses:

1 – Peixe (TO) – 42,1°C 

2 – Balsas (MA) – 42,0°C

3 – Lagoa da Confusão (TO) – 41,8°C 

4 – Formoso do Araguaia (TO) – 41,7°C 

5 – Peixe (TO) – 41,5°C (outra estação de monitoramento) 

6 – Palmas (TO) – 41,2°C 

7 – São Miguel do Araguaia (GO) – 41,2°C

8 – Boa Vista (RR) – 41,1°C

9 – Bom Jesus do Piauí (PI) – 41,1°C

10 – Gurupi (TO) – 41,1°C 

A capital, Palmas, aparece na sexta posição com 41,2°C, enquanto Gurupi, no sul do estado, completa o ranking com 41,1°C.

Previsão do tempo: calor e névoa seca

A previsão para os próximos dias indica que o calor deve continuar intenso. Palmas deve registrar 40°C tanto nesta quarta quanto na quinta-feira, com a presença de uma névoa seca ao longo do dia. Outro município que deve enfrentar temperaturas acima de 40°C é Pedro Afonso, que também terá calor extremo na quinta-feira. Em Araguacema, que nesta quarta marca 37°C, a expectativa é de aumento das temperaturas no fim de semana, com máximas que podem atingir 40°C.

120 dias sem chuvas e aumento nas queimadas

A longa estiagem é outro fator que agrava a situação no Tocantins. Palmas está há 120 dias sem registrar chuvas, conforme o Inmet. Esse cenário, associado ao aumento das queimadas, tem gerado preocupação nas autoridades.

O tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador de ações da Defesa Civil, ressalta que o período seco tem se prolongado a cada ano. “Em setembro, historicamente, sempre temos a ‘chuva do caju’. Este ano, isso não ocorreu e já passamos de 100 dias sem precipitações. A cada ano, o período de estiagem está mais longo e o chuvoso, mais curto. Este ano não é diferente”, comentou o oficial.

Com as temperaturas elevadas, os cuidados com a saúde e o meio ambiente são fundamentais para enfrentar este período de calor extremo e baixa umidade.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA

Sair da versão mobile