Emissão da CIN inicia nesta sexta-feira, oferecendo agendamento online em Palmas e atendimento presencial nas demais cidades do estado.
O estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, está dando um importante passo na modernização de documentos de identificação. A partir da próxima sexta-feira, 12, será iniciada a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), gradualmente substituindo o Registro Geral (RG).
Para solicitar a CIN em Palmas, é necessário agendar o atendimento através do site da SSP/TO (https://iito.ssp.to.gov.br/servicos). A cada sexta-feira, a partir das 14 horas, novas vagas são liberadas para agendamento e posterior atendimento. Nas demais cidades do estado, os interessados podem se dirigir pessoalmente aos núcleos de identificação, portando certidão de nascimento ou casamento e o comprovante de inscrição do CPF (originais e cópias).
Elaine Monteiro Tonon, diretora do Instituto de Identificação, destaca que não há necessidade de pressa, pois todos terão a oportunidade de atualizar o documento, e o RG continuará válido até 2032.
A CIN, tanto na versão física quanto digital, é gratuita para a primeira via e incorpora tecnologias e elementos de segurança em conformidade com padrões internacionais. Entre as inovações, destaca-se a inclusão do QR Code, proporcionando uma verificação fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimento públicos e privados.
Além disso, o novo documento possibilita a integração de dados de forma segura e em tempo real. Valtenir Carvalho, supervisor de Identificação Civil, destaca que a Segurança Pública passa a compartilhar dados com o Ministério da Justiça e a Receita Federal, promovendo um intercâmbio de informações que antes não ocorria. A modernização da identificação civil no Tocantins visa proporcionar maior eficiência e segurança aos cidadãos.