Na região norte, o estado ocupa da segunda colocação em geração de empregos pelas pequenas empresas, proporcionalmente.
Com 2.687 novos empregos, proporcionalmente, o Tocantins foi o segundo estado da região norte que mais gerou vagas pelos pequenos negócios no primeiro semestre de 2019. Os setores de serviços, comércio e agropecuária são os responsáveis pela maioria das contrações. Os dados integram um levantamento do Sebrae Nacional, a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
O resultado também coloca o estado na décima posição em um ranking nacional com os saldos de empregos gerados pelos pequenos negócios. Em todo o país, foram 52,7 mil novas oportunidades nesse segmento. O número é considerado o melhor para o mês de junho dos últimos cinco anos. Já é a quinta vez em 2019 que as micro e pequenas empresas sustentam a geração de empregos no Brasil.
Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, esses números reforçam a importância dos pequenos negócios para o país. “As micro e pequenas empresas têm papel estratégico no desenvolvimento econômico e social da nação. As novas contratações mostram que os pequenos negócios estão vendendo mais e a nossa missão é continuar trabalhando para que eles continuem aumentando a produtividade de suas empresas”, destacou.
Proprietário de uma tapeçaria, Antônio Genivaldo, emprega funcionários há mais de dois anos. “A demanda da empresa foi crescendo e eu precisava de mais mão de obra para conseguir fabricar os produtos. Foi então que eu decidi contratar mais mão de obra especializada e hoje possuo uma equipe de oito funcionários”, afirmou.