logo

Conecte conosco

Tocantins é atingido por apagão e várias cidades do norte e nordeste

A queda na energia aconteceu simultaneamente, por volta das 15h49.

Um apagão foi registrado, na tarde desta quarta-feira (21), em todo Tocantins e demais estados da região norte e nordeste. A queda na energia aconteceu simultaneamente, por volta das 15h49 e atingiu os estados Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins e Mato Grosso.

CAUSAS

Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. As causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas Norte e Nordeste.

Ainda segundo o ONS, houve queda de energia de 22,5% do SIN (Sistema Interligado Nacional), causando o desligamento de cerca de 10 mil MW, afetando principalmente o Norte e o Nordeste do país. (leia a nota na íntegra mais abaixo)

A Energisa informou que um problema técnico na Usina de Belo Monte, no Pará, interrompeu o fornecimento de energia para as regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste.Ainda não há previsão para a normalização do serviço.

As Centrais Elétricas do Pará (Celpa), por sua vez, informam que um problema foi detectado na usina de Tucuruí, no nordeste do estado. A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste.

Nota do ONS

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA