logo

Conecte conosco

Tocantins adia volta às aulas na rede pública; estado seria o 1º a retomar as atividades

A volta das aulas semipresenciais estava programada para começar a partir do dia 3 de agosto. Governo afirmou que prioridade é colaborar para o enfrentamento à Covid-19.

O retorno das aulas semipresenciais na rede estadual do Tocantins estava programado para o dia 3 de agosto, mas o governo decidiu adiar para o mês de setembro. A data e o novo cronograma ainda não foram divulgados. A informação foi repassada nesta quinta-feira (23). Em nota, o governo justificou que a prioridade é colaborar para o enfrentamento à contaminação à Covid-19.

Outros estados também têm previsão de retomada das aulas presenciais na rede pública estadual até setembro

Professores e estudantes em todo o estado estavam preocupados. Para quem mora em cidades sem hospitais e sem respiradores, o retorno espalhou sentimento de apreensão. “Tememos pela nossa vida, da nossa família e dos nossos alunos”, disse a professora Sejane Tavares Silva, do município de Recursolândia.

Distantes das salas de aula há mais de 120 dias, eles admitiram que sentem saudades e preferem o ensino presencial. Mas, por outro lado, sentem medo de serem contaminados e transmitir a Covid-19 para a família.

A Secretaria Estadual da Educação disse que a possibilidade de adequação ao planejamento já era prevista desde o anúncio, em junho, tendo em vista que o retorno às aulas nas unidades de ensino é condicionado ao cenário epidemiológico do Estado.

Disse ainda que a equipe técnica da pasta está realizando os estudos acerca da adequação ao planejamento que será apresentado na primeira semana de agosto.

Afirmou que o planejamento da rede estadual é focado na segurança dos profissionais de educação e dos estudantes; no respeito à diversidade da comunidade escolar; na garantia de conclusão do ano letivo para os estudantes da 3ª série, ainda no ano civil 2020; na garantia da conclusão do ano letivo para todos os estudantes, independente do calendário civil; e na garantia de que o ano letivo de 2021 transcorra independente do ano 2020.

No dia 4 de junho, quando a secretária estadual Adriana Aguiar anunciou o retorno das aulas para agosto, havia 4.881 casos confirmados de Covid-19 no Tocantins. De lá para cá, o número aumentou 286,19% e chegou a 18.850.

Naquela época, 87 pessoas haviam morrido vítimas da doença. A quantidade saltou para 315, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. O aumento foi de 262%.

Calendário antigo

A Secretaria Estadual da Educação afirmou que as aulas não presenciais para os estudantes da 3ª série do ensino médio seguem conforme anunciado, até o dia 31 de julho. Mas não disse se irá prorrogar as aulas remotas.

O cronograma para o retorno iria funcionar da seguinte forma: Metade dos alunos da 3ª série do ensino médio voltaria para as escolas no dia 3 de agosto. A outra metade ficaria em casa e na semana seguinte, a partir de 10 de agosto, os alunos revezariam.

Veja como ficaria o cronograma

✅ 29 de junho a 31 de julho – aulas não presenciais para os 16.845 estudantes da 3ª série do Ensino Médio

✅ 3 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio

✅ 10 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio

✅ 17 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio

✅ 24 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio

✅ 31 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes do Ensino Fundamental

✅ 9 de setembro – revezamento com os outros 50% dos estudantes do Ensino Fundamental

✅ Até 31 de janeiro de 2021 – fim do ano letivo 2020

✅ Fevereiro de 2021 – início do ano letivo 2021

As aulas foram suspensas no dia 16 de março pelo governo estadual. A ideia inicial era que a suspensão durasse alguns dias, mas foi prorrogada em função do avanço da doença pelo Tocantins.

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA