A Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), comemora o bom resultado alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O secretário de Educação do município, professor André Goveia, informa que mesmo em período pandêmico, o município manteve a média de 5.2 no IDEB, ficando em 15° lugar no ranking estadual.
O prefeito Manoel Silvino parabenizou todos os profissionais do Sistema Municipal de Educação de Tocantínia, que com esforço, dedicação e comprometimento com o aluno, mesmo em período pandêmico, manteve a média positiva no índice do IDEB.
Sobre o IDEB
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
O cálculo é realizado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias desempenho em exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da Prova Brasil, realizada a cada dois anos.
Valorização
O secretário André Goveia destaca que tal desempenho é fruto de um trabalho árduo das Unidades de Ensino, assim como, da Prefeitura de Tocantínia junto à Secretaria Municipal de Educação que procurou investir prioritariamente na valorização dos profissionais da educação.
“Essa valorização acontece por meio do cumprimento do PCCR com progressões, bonificação pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia, assim como investimento em Programa de Formação Continuada, melhoria na infraestrutura das Unidades de Ensino, zelando pela vida dos alunos desde a educação infantil ao ensino fundamental”, explicou o secretário.
Investimentos
Ainda de acordo com o professor André Goveia, o propósito desse conjunto de ações foi o de manter as aprendizagens durante o período mais crítico da pandemia, quando a administração municipal realizou investimentos em plataforma digitais, proporcionado acesso a todos os alunos do Sistema Municipal de Educação.
“Assim, nossos alunos puderam acessar aos objetos de conhecimento e vídeos explicativos sobre os conteúdos pedagógicos. Houve, também, a distribuição de blocos de atividades respeitando o cronograma, garantido os direitos de aprendizagens propostos na BNCC e Documento Curricular do Tocantins (DCT)”, finalizou o secretário de Educação.