Com incentivo da Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia (Semed), a Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, realizou nesta sexta-feira (16), a terceira culminância do Projeto Leitura Viva, que teve como tema “Nossos sons e movimentos”.
A gestora da unidade escolar, professora Simone de Jesus Silva, informou que essa atividade envolveu todas as turmas do 1º ano ao 5º ano, ressaltando que o Projeto Leitura Viva tem ganhado boa fama no meio das crianças e se fortalecendo, trazendo novas produções textuais, desenhos, releitura de textos, localização da informação no texto lido, além de parodias.
Sobre o Projeto
O Projeto Leitura Viva, implantado na Rede Municipal de Educação de Tocantínia pela Semed, tem como eixo de trabalho a leitura e produção textual e como disciplina integradora: Língua Portuguesa em caráter multidisciplinar com interdisciplinaridade nas demais disciplinas do currículo. Nessa escola, o projeto está sendo orientado pela coordenadora Luciane Maciel Borges.
O secretário municipal de Educação, professor André Goveia, destaca que cabe à escola desenvolver o diálogo multicultural, trazendo para dentro de seus muros não somente a cultura valorizada, dominante, canônica, mas também as culturas locais e populares e a cultura de massa, para torná-las vozes de um diálogo, objetos de estudo e de crítica.
“Dessa forma, torna-se necessário à realização de uma intervenção pedagógica para o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita, com o propósito de destacar e sanar as dificuldades encontradas por alunos de uma escola municipal de Tocantínia. Nesse sentido, o Projeto Leitura Viva tem conseguido resultados altamente positivos em nossas escolas municipais”, pontuou o secretário André Goveia.