A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu na sexta-feira (25), o primeiro módulo do Programa de Formação Continuada da Rede Municipal de Educação. O programa que existe desde 2018 conta com a assessoria da empresa Farol do Saber e outros parceiros como universidades e institutos.
O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Goveia, informou que neste primeiro encontro, diversos profissionais foram contemplados com o processo formativo que visa elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem uma vez que todos contribuem dentro da rede de educação para o desenvolvimento do ensino no tocante as condições para o aluno estudar.
Biossegurança
“Nesse módulo, dentre as temáticas trabalhadas tratou-se dos protocolos de biossegurança no transporte escolar, educação para o trânsito e mecânica básica onde participaram condutores e monitores de veículos escolares buscando aprimorar a oferta e bom atendimento e acompanhamento aos alunos nesses serviços dando condições para a melhoria do acesso até as Unidades Escolares para os que dele necessitam”, explicou o secretário.
Redação oficial
Uma outra temática relevante desse abordada nesse evento foi a redação oficial e metodologia científica para elaboração e arquivamento de documentos, que teve o grande objetivo de melhor elaborar e sistematizar a documentação escolar cuidando para que os dados e informações dos alunos sejam melhor processados e organizados e postos à disposição de gestores e demais colaboradores da Educação.
“Dessa forma, viabilizamos o desenvolvimento das políticas municipais de educação e o planejamento do setor dentre o público contemplado como secretários escolares, diretores, auxiliares e assistentes administrativos, técnicos da Secretaria de Educação e convidados de outras pastas e organizações educacionais”, destacou André Goveia.
Outras temáticas
O primeiro módulo do Programa de Formação Continuada ainda contemplou a temática sobre a manipulação de alimentos com cardápios pedagógicos com formatos adequados à faixa etária e modalidade escolar para as manipuladoras de alimentos, auxiliares de cozinha e coordenadores de alimentação escolar, com o grande objetivo de associar a oferta da alimentação escolar com o currículo desenvolvido fortalecendo assim a aprendizagem dos alunos.
Gestão Financeira
Também se trabalhou a gestão financeira das Unidades Escolares e Associações Escolares para o melhor desenvolvimento do Programa Dinheiro Direto na Escola e outros repasses financeiros para as escolas, de forma a melhorar o planejamento e execução dos recursos financeiros em favor do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Formadores
Dentre os formadores estava a professora palestrante Seila Pugas que ministrou a formação sobre Redação Oficial. “Estamos plantando as sementes para modernizar e melhor sistematizar as informações para a Rede Municipal de Educação que certamente gerará frutos na melhoria da qualidade educacional”, afirmou.
Para o secretário de Educação Professor André Goveia, a abertura do programa em 2022 tem como base responder às necessidades da Rede Municipal de Educação em todas as áreas onde o grande foco é o aluno que será melhor atendido a cada etapa do programa, sempre acompanhado e irá aprender mais, pois segundo Goveia, “Todos na escola são educadores e contribuem para que o aluno se desenvolva”, finalizou.