Na quarta-feira, dia 7 de outubro, o município de Tocantínia, na região central do Estado, estará comemorando 67 anos de emancipação política. Devido a esse momento de pandemia em que o país está vivendo por conta da Covid-19, bem como, ao período de eleições municipais, este ano, a comemoração será bem mais modesta do que nos anos anteriores.
A programação festiva está sendo coordenada por uma equipe mista, formada por representantes de todas as secretarias municipais.
De acordo com a comissão organizadora do evento, devido a essa pandemia, serão adotadas todas as precauções para tentar evitar ao máximo, a contaminação pela Covid.
A programação festiva se iniciará às 06 horas, com a Alvorada Festiva, mas sem aglomeração. Já às 08 horas, está previsto a realização de uma Live de Hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Tocantins e do Município.
Também, de forma virtual, acontecerá a Missa Solene, direto da Igreja Matriz de São Sebastião. Às 10 horas acontecerá a divulgação do resultado das competições de ciclismo e de corrida de rua. Nessas competições, cada atleta corre ou pedala em dias diferentes e manda o resultado por aplicativo tecnológico que organiza um ranking pessoal com todas as atividade realizadas.
A partir das 14h acontecerá uma live realizada pelo Técnico de Educação Indígena da Secretaria municipal de educação (SEMED), Marcos Swate Xerente no qual se fará uma homenagem na língua Xerente à Krikahã (Tocantinia) e também a todo o povo da etnia Xerente presentes no território do município.
Já por volta das 17 horas, está prevista a realização de um momento
de interação drive thru”, na avenida central da cidade, tendo a animação da Turma Nosso Amiguinho.
Às 18 horas terá início da procissão dos festejos em honra a padroeira da cidade Nossa Senhora do Rosário, percorrendo algumas ruas do centro da cidade até a Paroquia de São Sebastião.
A programação festiva se encerrará às 19 horas, com a celebração de um Culto em Ação de Graças no templo matriz da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Madureira.
História
O município foi criado em 7 de outubro de 1953 e instalado em 1º de janeiro de 1954. Estima-se uma população de 7,5 mil habitantes. Entre os atrativos turísticos, o município destaca a Praia do Limoeiro, o Balneário Salete e recantos da Piabanha e das Oliveiras, além das aldeias Xerente.
Povo Xerente
Apesar da pouca idade do Estado e do próprio município de Tocantínia, os registros de contatos iniciais com o povo Xerente datam de 250 anos e envolvem muitos momentos de confrontos com os não-índios, em especial posseiros e fazendeiros. Somente em 1972, este povo conquistou sua primeira área demarcada, que foi ampliada para mais 180 mil hectares nos anos de 1990, recebendo o nome de Funil e localizada dentro do município de Tocantínia.
Em 2012, foi aprovado pela Câmara Municipal e Prefeitura de Tocantínia uma Lei tornando a língua indígena Akwé Xerente idioma oficial do município junto com o português.